in

ABBA, Adele e Ed Sheeran impulsionam venda de CDs no quarto trimestre

As vendas de CDs tiveram um aumento ano a ano de quase 15% no período

Fotos: Divulgação

Uma série de grandes lançamentos de artistas superstars está causando um renascimento surpresa no CD,  conforme publicado pelo Music Week após uma análise exclusiva dos dados da Official Charts Company. Segundo a publicação, as vendas de CDs do quarto trimestre tiveram um aumento ano a ano de quase 15%.

A pesquisa comparou as vendas totais do formato da parada da semana 40 (8 de outubro) com a da parada 48 (3 de dezembro) entre 2020 e 2021. A reviravolta na performance dos CDs foi impulsionada pelos lançamentos de três artistas: Adele , ABBA e Ed Sheeran. Claro, também ajuda que as lojas estejam totalmente abertas para negócios e não sujeitas às restrições da Covid como no ano passado .

O ABBA, cujo disco de retorno “Voyage” é um dos mais vendidos do ano, foi um dos primeiros atos a abraçar o CD com o lançamento de “The Visitors”, em 1982. Foi também um dos primeiros discos a ser gravado e mixado digitalmente.

Alguns grandes álbuns tiveram um impacto na primeira metade do quarto trimestre, incluindo o nº 1 de Sam Fender, Coldplay e Elton John. Enquanto isso, lançamentos dos Beatles, The Specials, Lana Del Rey e Duran Duran ocuparam o tipo de números da primeira semana que teriam sido suficientes para o primeiro lugar em qualquer outra época do ano.

Leia mais:

Crescimento na venda de CDs

A pesquisa da Music Week mostrou que nas primeiras quatro semanas do quarto trimestre (semanas das paradas 40-43), as vendas de CDs registraram uma queda anual de 5,2% – “ainda um resultado respeitável para um formato em declínio”, destaca a publicação.

Mas, a partir da semana 44, houveram aumentos anuais nos volumes de CD em cada uma das cinco semanas seguintes do gráfico. Como resultado, as vendas de CDs no período de cinco semanas (semanas do gráfico 44-48) aumentaram 25,6% ano a ano.

“Nosso instantâneo do quarto trimestre revela que ao longo das nove semanas de gráfico até agora no trimestre (semanas 40-48), as vendas de CD aumentaram 14,7%, para 2.940.466”, destacam.

O primeiro lançamento que mudou o jogo foi Ed Sheeran, que alcançou o primeiro lugar com vendas de 139.107 (incluindo 78.263 CDs). As vendas de CD então aumentaram com o lançamento de “Voyage” do ABBA na semana 45. O retorno das estrelas suecas começou com vendas globais impressionantes de 203.909, o que ajudou a elevar os álbuns físicos a uma participação de 27,6% do mercado geral naquela semana.

“Voyage” quebrou um recorde do século 21 para unidades semanais de vinil (29.891 cópias), mas suas vendas de CDs em várias edições foram quase cinco vezes maiores – 148.471. O lançamento ajudou a aumentar as vendas gerais de CDs naquela semana em 29,9% com relação ao ano anterior, para 395.360. E as vendas combinadas dos 5 álbuns do Top 5 de 188.006 foram 277,2% maiores do que os volumes dos 5 CDs em CD na semana 45 para 2020.