4 de outubro de 2004 é o Dia Mundial do RBD. A data foi escolhida por conta da data de estreia da novela mexicana “Rebelde”, há 20 anos. O grupo RBD, formado por Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Christian Chávez, Christopher von Uckermann e Alfonso Herrera, surgiu na ficção antes de ganhar o mundo real. “Rebelde”, no entanto, é apenas uma das versões da novela. Nem é a original. Conheça todas!
Leia mais:
- Como a turnê influenciou no novo álbum solo de Christopher Uckermann? Ele explica!
- Anahí relembra casos de Covid, Influenza e infecção nos rins durante “Soy Rebelde Tour”
- RBD: Saiba qual música Anahí e Ucker não quiseram na turnê!
- Anahí deixa mensagem sobre os 20 anos de “Rebelde”; veja o que ela disse!
1. “Rebelde Way” (Argentina)
A versão original da novela, criada pela produtora e compositora Cris Morena, estreou em maio de 2002 na Argentina, com o elenco formado por atores de “Chiquititas” que haviam chegado à adolescência. A novela ficou no ar até o fim de 2003 e o grupo oriundo da trama, o Erreway, seguiu ativo por mais um ano, com direito a um filme.
2. “Rebelde” (México)
A versão mais conhecida do mundo, claro, é a mexicana, produzida pela Televisa entre 200e e 2006. O grupo RBD é também o mais bem sucedido da história da franquia. Sua turnê de reunião em 2023 foi um sucesso no Brasil, no México e nos Estados Unidos, com ingressos esgotados por onde passou.
3. “Remix” (Índia)
A novela também foi vendida para a Índia em 2004 e ganhou o nome de “Remix”. A versão indiana teve duas temporadas e ficou no ar até 2006, mas só um álbum foi lançado.
4. “Rebelde Way” (Portugal)
Passado o fenômeno mundial do RBD, Portugal teve sua própria versão da novela em 2008. Lá, o grupo musical se chamou RBL e lançou um álbum. A novela ficou cerca de um ano no ar.
5. “Corazón Rebelde” (Chile)
Em 2009, foi a vez do Chile. Como as versões da Argentina e do México já tinham chegado no país, a novela ganhou um novo título lá: “Corazón Rebelde”. Foi uma versão menor, com 80 capítulos. Lá, o grupo se chamou CRZ e teve cinco integrantes.
6. “Rebelde” (Brasil)
A Record produziu a versão brasileira de “Rebelde” entre 2011 e 2012, com 410 capítulos. Os protagonistas eram Sophia Abrahão, Lua Blanco, Mel Fronckowiak, Micael Borges, Arthur Aguiar e Chay Suede, que lançaram dois álbuns juntos e fizeram turnê pelo país.
7. “Rebelde” (México)
A Netflix lançou um revival de “Rebelde” em 2022, em formato de série e com elenco formado por atores de vários países – com destaque para Giovanna Grigio do Brasil. Foi uma versão diferente, com muitas homenagens ao RBD, mas não chegou a ter um grupo musical exatamente. Não houve nenhum show.