in ,

“30”: álbum de Adele é o mais vendido da década no Reino Unido

Em apenas cinco semanas o disco vendeu 576,268 unidades

Foto: divulgação

Pouco mais de um mês após ser lançado, o “30”, de Adele, já se tornou o álbum mais vendido da década no Reino Unido. O projeto vendeu 576,268 unidades!

Como esperado, a semana de estreia foi o melhor período de vendas do disco, com 261,856 unidades comercializadas, baixou para 102,261 na segunda semana, 73,212 na terceira, 68,139 na quarta e finalizou com 70,800 – destas 62 mil foram de álbuns físicos, o que mostra a força da artista.

Foto: Divulgação

Além disso, a britânica está no topo da parada de álbuns do Reino Unido desde o lançamento de “30”, há cinco semanas. Adele, agora, se iguala a Olivia Rodrigo e o álbum “Sour“, que passou cinco semanas não-consecutivas em primeiro lugar.

Leia mais: 

E não para por aí: “30” também já é o álbum mais vendido do ano no formato vinil.

Com o mercado de discos de vinil cada vez mais forte, a disputa pelo título de álbum com maior venda no formato tem sido grande entre Adele e Taylor Swift, mas “30” está levando a melhor.

Na última semana, o “30” obteve mais 41 mil cópias vendidas em vinil, um crescimento de 16% em relação à semana anterior, e com isso chega ao total de 234 mil cópias vendidas desde seu lançamento.

O número supera as 232 mil cópias vendidas em vinil no “evermore”, de Taylor Swift, que possuía o título de álbum mais vendido em vinil neste ano de 2021 nos Estados Unidos.

Adele: “21” faz história ao completar uma década na Billboard 200

Atemporal! Adele segue fazendo história! É que um dos mais aclamado discos da cantora, o “21”, completou nada menos do que 519 semanas, o equivalente a dez anos inteiros charteado na Billboard 200, de acordo com dados do Chart Data, divulgados nesta segunda-feira (20). Com isso, o trabalho se torna o primeiro álbum de uma artista feminina na história a atingir este marco.

O disco foi lançado em janeiro de 2011 e chegou aos Estados Unidos em fevereiro do mesmo ano. As vendas do “21” foram impulsionadas por grandes sucessos como “Rolling In the Deep”, “Someone Like You” e “Set Fire To The Rain”. Só nos Estados Unidos, o álbum que mudou a vida da Adele bateu 12 milhões de cópias – tornando-se o mais vendido da década. “21” foi certificado como 14x platina nos Estados Unidos, além de 17x platina no Reino Unido.

Em outros países, “21” chegou até ao certificado de diamante. Foi 3x diamante no Brasil, por exemplo, 2x diamante no Canadá e na Polônia, e diamante na França e no México. Dois clipes desta era ultrapassaram um bilhão de visualizações no YouTube. “Someone Like You” bateu 1,8 bilhão de reproduções e “Rolling In the Deep” ultrapassou 1,9 bilhão de acessos.