(Foto: Divulgação)
in ,

Adele: “21” faz história ao completar uma década na Billboard 200

Este é o primeiro álbum de uma artista feminina a passar dez anos charteado na parada dos EUA

Atemporal! Adele segue fazendo história! É que um dos mais aclamado discos da cantora, o “21”, completou nada menos do que 519 semanas, o equivalente a dez anos inteiros charteado na Billboard 200, de acordo com dados do Chart Data, divulgados nesta segunda-feira (20). Com isso, o trabalho se torna o primeiro álbum de uma artista feminina na história a atingir este marco.

(Foto: Divulgação)

Leia Mais

O disco foi lançado em janeiro de 2011 e chegou aos Estados Unidos em fevereiro do mesmo ano. As vendas do “21” foram impulsionadas por grandes sucessos como “Rolling In the Deep”, “Someone Like You” e “Set Fire To The Rain”. Só nos Estados Unidos, o álbum que mudou a vida da Adele bateu 12 milhões de cópias – tornando-se o mais vendido da década. “21” foi certificado como 14x platina nos Estados Unidos, além de 17x platina no Reino Unido.

Em outros países, “21” chegou até ao certificado de diamante. Foi 3x diamante no Brasil, por exemplo, 2x diamante no Canadá e na Polônia, e diamante na França e no México. Dois clipes desta era ultrapassaram um bilhão de visualizações no YouTube. “Someone Like You” bateu 1,8 bilhão de reproduções e “Rolling In the Deep” ultrapassou 1,9 bilhão de acessos.

Adele. Foto: reprodução da internet

O álbum “21” foi multipremiado no mundo todo. Com esse disco, Adele recebeu seis indicações ao Grammy de 2012 e venceu todas elas, incluindo Álbum do Ano. Ela venceu também Melhor Álbum Pop Vocal, Gravação do Ano, Música do Ano, Clipe do Ano (todas por “Rolling In the Deep”) e Melhor Performance Pop Solo (por “Someone Like You”).

Enquanto isso, Adele acaba de completar um mês no topo da Billboard 200, a principal parada de álbuns dos Estados Unidos, com o “30”. O álbum vendeu cerca de 183.000 unidades esta semana, uma baixa de 6% em relação à semana anterior, de acordo com a Billboard.

Resenha: Adele está escondendo o ouro sobre "30"
(Foto: Simon Emmett)

Apesar das sucessivas baixas nas vendas, “30” é o primeiro álbum a ficar quatro semanas consecutivas em primeiro lugar na parada desde março. O último a conquistar tal feito foi “Dangerous: The Double Album”, de Morgan Wallen, que passou 10 semanas em #1.

Escrito por Leonardo Rocha

Simaria explica fora em João Gomes: “Eu podia ser mãe dele”

Billie Eilish apresenta performance acústica de “Billie Bossa Nova”