Dois filmes de super-herói, que compõem o Universo Cinematográfico Marvel (MCU), estão na lista de indicados ao Oscar de 2022. “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” e “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” conquistaram indicações na categoria de melhores efeitos visuais, e concorrem contra “Duna”, “Free Guy” e “007 – Sem Tempo Para Morrer”.
Leia mais:
- Mesmo fora do Oscar 2022, Lady Gaga é o assunto da cobertura internacional
- Oscar 2022: saiba onde assistir aos filmes indicados a melhor filme!
- Kristen Stewart recebe sua primeira indicação ao Oscar pelo filme “Spencer”
- Oscar 2022: Beyoncé e Billie Eilish são indicadas na categoria “Melhor Canção Original”
A Sony Pictures e a Marvel investiram em uma forte campanha para que “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” fosse nomeado a melhor filme do ano. Mas a Academia não foi convencida. É muito difícil que filmes de super-heróis disputem as categorias principais do Oscar. Isso só aconteceu com “Pantera Negra” (2018).
Blockbuster do ano
“Homem-Aranha” tinha a seu favor o sucesso de público. Segundo o site The Wrap, indicar o filme da Sony/Marvel seria uma forma de reconhecer seu mérito de levar as pessoas de volta para os cinemas. “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” já faturou 1,7 bilhão de bilheteria mundial. Foi o primeiro filme a ultrapassar a marca do bilhão de dólares desde o início da pandemia do coronavírus, que afastou as pessoas das salas de cinema.
Em dezembro, o crítico de cinema Owen Gleiberman, da revista Variety, defendeu que o longa-metragem estrelado por Tom Holland deveria sim ser nomeado. “O público adora ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’. Os críticos, com poucas exceções, adoram. O mundo inteiro adora”, ele diz no texto. Owen destaca também que a Academia tem o hábito de ignorar filmes de super-herói por não considerá-los arte: “em 2008, ‘O Cavaleiro das Trevas’, o maior filmes de super-heróis já feito, não conseguiu uma indicação de melhor filme”, lembra.