in

15 curiosidades que aprendemos sobre Elton John e dos bastidores do filme “Rocketman”

A espera acabou e “Rocketman” já está em cartaz nas salas de cinema de todo o Brasil. A cinebiografia de Elton John é honesta e traz uma das maiores lendas da música sem floreios, mostrando uma infância com pai opressor, abuso de drogas e descobertas sobre sua sexualidade. Tudo guiado pelo elogiadíssimo Taron Egerton, escolhido pelo próprio Elton para o papel principal, e dirigido por Dexter Fletcher.

Os hinos produzidos por Elton John em 50 anos de carreira você conhece, mas “Rocketman” traz muito além da música. Separamos 15 curiosidades sobre a vida deste astro e sobre os bastidores da cinebiografia.

O talento para o piano começou cedo
Elton se mostrou próximo ao piano já na infância. O músico aprendeu a tocar o instrumento pequeno e aprendia as músicas de ouvido.

A avó materna Ivy sempre foi a maior apoiadora da carreira de Elton
As cenas da infância de Elton são de partir o coração. Filho de um pai ausente, opressor e que mantinha uma família paralela, Elton conseguiu apoio na avó materna, Ivy. O papel é da veterana Gemma Jones que já brilhou em filmes como “Harry Potter” (Madam Pomfrey, “Razão e Sensibilidade” (Mrs. Dashwood) e “Bridget Jones” (Pam Jones).

O nome artístico tem inspiração em John Lennon
Elton não é o nome de batismo do astro pop. Reginald Kenneth Dwight se inspirou no nome de um colega e do ídolo John Lennon para dar vida à sua persona nos palcos.

Elton serviu como músico de uma banda de soul americana
Nem sempre Elton se apresentou ao mundo como artista solo. Na década de 1960, ainda adolescente, o músico fez parte do grupo Bluesology.

Clássico em 10 minutos
Um dos maiores clássicos da carreira de Elton, “Your Song”, nasceu em 10 minutos no apartamento da mãe de Elton e, claro, ao lado do parceiro musical de longa data Bernie Taupin.

Show com plateia famosa
Seu primeiro show nos EUA foi na cidade de Los Angeles, na Califórnia, no famoso Troubadour, um dos clubes de rock mais tradicionais dos Estados Unidos e que recebe desde a década de 1950 centenas de artistas que usam o local como termômetro para suas canções. Carole King, Guns N’ Roses, James Taylor, Liza Minnelli, Eagles, Harry Styles e até o BTS, entre muitos outros, já se apresentaram no local. Ah, no show inaugural de Elton, os Beach Boys estavam na plateia!

A extravagância
Antes de pisar no Troubadour, o empresário avisa “você precisa se destacar” e entregou dinheiro a Elton para que ele providenciassem roupas diferenciadas. Foi aí que surgiu o estilo excêntrico pelo qual é conhecido até hoje.

Ainda viciado…
Durante parte de sua carreira, Elton abusou do álcool e da cocaína e hoje está sóbrio – um quadro de superação apontado até por Demi Lovato, que recentemente fez um lindo texto em homenagem ao músico. No entanto Elton admite que ainda possui um vício na vida: compras!

>Resenha: Sexo, drogas e rock n’roll: “Rocketman” mostra Elton John sem filtros

Os bastidores de “Rocketman”

Figurino repaginado
Parte dos figurinos icônicos de Elton foram recriados para “Rocketman”. A ideia do brilhante estilista Julian Day foi de manter a identidade, mas com toque moderno. Mais de 50 sapatos e 50 óculos foram desenvolvidos para as filmagens e o comparativo é apresentado nos créditos finais do longa. “Eu amei o figurino de ‘Yellow Brick Road’. E obviamente me inspirei em ‘O Mágico de Oz’. Por isso, o terno azul com sapatos de pedras vermelhas feitos com cristais Swarovski. A camisa é feita de tecido prateado, assim como o Homem de Lata, e tem um chapéu de palha assim como o Espantalho. O casaco de pele falsa representa o Leão”, revelou o estilista entregando a sua criação preferida.

Sexualidade tratada de maneira sem pudor
Taron tratou com naturalidade interpretar um homem gay na telona, incluindo uma cena de sexo. “Estamos em 2019 e espero estarmos vivendo em uma sociedade que progride. Sei que há atitudes que são encaradas de formas diferentes a depender do território, mas estamos celebrando um dos maiores ícones gays de todos os tempos cuja a carreira é cheia de primeiras vezes então se formos realmente o primeiro filme de estúdio a mostrar uma cena de amor entre dois homens eu fico extremamente orgulhoso”, disse Taron à MTV.

Foto: Divulgação Paramount Pictures

Tudo supervisionado por Elton
“A história tinha que ser a mais honesta possível. Os baixos foram bem baixos, mas os altos também foram bem altos. E era assim que eu queria fosse que o filme”, disse Elton sobre o foco no roteiro. O músico não só supervisionou tudo como escolheu Taron para interpretá-lo nos cinemas. Os dois se conheceram pessoalmente nos bastidores de outro filme do jovem ator, “Kingsman”. No entanto, anos antes Taron já havia cantado uma música de Elton para a animação “Sing” e chamou a atenção do ídolo.

Taron nos vocais
O lado cantor de Taron chamou a atenção de Elton e foi uma das razões para a contratação do ator. “Não acredito que já tenha ouvido alguém cantando minhas canções melhor que Taron”, disse Elton em muitas das entrevistas sobre a escolha. Taron dá seu toque aos clássicos do ídolo e ainda canta ao lado dele a inédita “(I’m Gonna) Love Me Again” apresentada nos créditos e feita especialmente para “Rocketman”. Ouça aqui a trilha sonora.

E no piano
Ele não sabia tocar nada no piano até “Rocketman”, mas Taron fez aulas para que na telona a interpretação pudesse ser a mais realista possível! Incrivelmente dedicado!

Mostra o lado árduo da indústria da música
A vida de Elton não foi só flores e suas músicas não foram sempre aceitas de cara. Hoje elas são clássicos, mas o músico e Bernie Taupin tiveram dificuldade de convencer empresário da qualidade do seu trabalho.

Produção com nomes de peso
Além de Elton John, a modelo Claudia Schiffer é também produtora executiva de “Rocketman”. Ela assina como Claudia Vaughn. Além deles, Adam Bohling de “Kingsman”, Brian Oliver de “Cisne Negro”, e David Furnish, marido de Elton, também estão nos créditos como produtor.

Escrito por Amanda Faia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BTS leva muita energia ao palco do Britain’s Got Talent com nova performance de “Boy With Luv”

Cardi B aparece nua na capa do seu novo single “Press”