in

Lenda da música e da moda: os figurinos excêntricos de Elton John ainda inspiram artistas contemporâneos

Tentar separar a musicalidade de Elton John da sua extravagância é impossível. O visual excêntrico do músico faz parte intrínseca da persona criada por Reginald Dwight como forma de expressão artística e é, assim como suas canções, uma referência para outros artistas. Chamado por muitos de “o rei da extravagância”, Elton inspirou inúmeros outros – incluindo vários ícones do mundo pop.

Lady Gaga, por exemplo, é uma das divas da nova geração que citou inspiração em Elton inúmeras vezes. A admiração se transformou em amizade e posteriormente em núcleo familiar: Gaga é madrinha dos dois filhos do artista. Harry Styles também é fã da liberdade que Elton imprimiu em seus ternos e chegou a homenagear o ídolo ao usar o figurino brilhante do “Dodgers” em uma festa de Dia das Bruxas.

Fã de perucas e muitas cores, Katy Perry citou Elton como também exemplo de conforto e já disse em entrevista de lembrar dele com conjuntos de marcas esportivas.  “Sou como uma irmã dele”, brincou uma vez em entrevista. A verdade é que há um estilo de Elton John para todos. Estar feliz em sua própria pele usando roupas extravagantes também ajudou uma nova geração de artistas homossexuais como Sam Smith e Troye Sivan que já se declararam publicamente fãs não só da música, mas de Elton como um ícone que quebrou barreiras perante décadas de opressão.

Na carreira fashion de Elton, o que ficou marcado foi certamente o exagero. Muitas plumas, brilhos, cores, óculos, chapéus… Ele usou de tudo sem medo e teve no estilista Bob Mackie um grande parceiro para suas visões. Em “Rocketman”, cinebiografia do artista que estreia nesta quinta-feira, 30 de maio, nos cinemas brasileiros, a missão coube a Julian Day. A ideia nunca foi reproduzir fielmente figurinos ícones usados por Elton no passado, mas (assim como foi feito com a trilha sonora em que o ator Targon Egerton canta os clássicos) uma referência, se aproximando ao máximo com um toque moderno. Mais de 50 sapatos e 50 óculos foram desenvolvidos para as filmagens e o comparativo é apresentado nos créditos finais do longa.

> Garanta já seu ingresso antecipado para “Rocketman”

Para Targon Egerton, entrar na pele de Elton passava obrigatoriamente por se sentir confortável dentro do estilo do artista. “Foi libertador”, revelou durante divulgação de “Rocketman”. “As roupas são incríveis! Dão vida ao filme”, reafirma Jamie Bell – que dá vida ao parceiro musical Bernie Taupin.

“Se eu tiver que ficar duas horas sentado em um piano, vou fazer com que as pessoas olhem pra mim”, disse uma vez Elton para a People Magazine. E a gente, até hoje, te vê, Elton.

Escrito por Amanda Faia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novo casal? Após terminar namoro, Eduardo Costa posta foto beijando Antônia Fontenelle: “Gostosa”

Membro da equipe de Katy Perry diz que novo single parece sonho adolescente – “teenage dream”