Gosta de cinebiografias? Se sim, esse momento é teu. Se não, prepare-se. O mercado cinematográfico prepara uma boa leva de filmes que contarão as histórias de cantores famosos, tanto em Hollywood quanto no Brasil. Em 2025, estreará a cinebiografia do Michael Jackson. Mas também está a caminho o filme sobre Ney Matogrosso.
Leia mais:
- Madonna foca em cinebiografia após fim da “Celebration Tour”
- Michael Jackson: filmagens da cinebiografia terminaram e estreia está garantida para 2025
- Lucas Penteado declinou 1º convite para cinebiografia de Claudinho e Buchecha
- “Oppenheimer” quebra recorde e se torna maior bilheteria de cinebiografia
1. Anthony Kiedis
A Universal Pictures adquiriu os direitos de “Scar Tissue”, autobiografia de Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot Chili Peppers, para transformá-la em um filme. O cantor e seu empresário Guy Oseary estão envolvidos na produção, junto de Brian Grazer, produtor que já ganhou um Oscar por “Frost/Nixon” (2008).
2. Beatles
O diretor Sam Mendes (de “007 – Operação Skyfall”) e a Sony Pictures têm um projeto grandioso para lançar um filme para cada um dos quatro membros dos Beatles: Paul, John, Ringo e George. Paul e Ringo apoiam o projeto e as famílias de John Lennon e George Harrison também. A estreia é prevista para 2027.
3. Bee Gees
A Paramount Pictures desenvolve um filme para contar a história da banda australiana Bee Gees. O roteiro e a direção estão a cargo respectivamente de John Logan e Ridley Scott (mesma dupla de “Gladiador”). Barry Gibb, único integrante vivo da banda, atua como produtor executivo.
4. Bob Dylan
Timothée Chalamet interpreta Bob Dylan na cinebiografia “A Complete Unknown”, dirigida por James Mangold (de “Johnny & June”). Ele também canta de verdade em cena. O filme, já gravado, mostrará a ascensão do músico norte-americano até seu show inovador no Newport Folk Festival em 1965. A estreia está marcada para 1º de dezembro nos Estados Unidos.
5. Boy George
O site Deadline revelou recentemente que Boy George também ganhará uma cinebiografia. A TriStar Pictures adquiriu os direitos das biografias lançadas pelo cantor do Culture Club e contratou J.C. Lee (de “Luce”) para escrever o roteiro. Boy George é produtor executivo do projeto, ainda em estágio inicial.
6. Britney Spears
A autobiografia “A Mulher em Mim”, publicada em 2023, vai virar um filme. Britney anunciou a novidade pelo Twitter. O projeto está sob os cuidados da Universal Pictures, com produção de Marc Platt (de “La La Land”) e direção de Jon M. Chu (de “Wicked”). O estúdio não anunciou quem fará Britney.
7. Bruce Springsteen
O premiado Jeremy Allen White (de “O Urso”) vai interpretar Bruce Springsteen na cinebiografia do cantor norte-americano. O longa é baseado no livro “Deliver Me From Nowhere”, escrito por Warren Zanes, e foca nos esforços de Bruce no processo criativo do álbum “Nebraska” (1982). A direção será assinada por Scott Cooper (de “Coração Louco”).
8. Gloria Gaynor
O canal Lifetime, dos Estados Unidos, prepara um filme biográfico de Gloria Gaynor para 2025. A promessa é que a trama aborde toda a carreira da rainha da ‘disco music’, além dos problemas na vida pessoal, sobretudo com um casamento abusivo, informou o Deadline.
9. Madonna
Terminada a “Celebration Tour”, Madonna se concentra no desenvolvimento do filme sobre sua vida. A própria cantora quer dirigir o longa-metragem, que terá Julia Garner (de “Ozark” e “Inventando Anna”) no papel principal.
10. Maria Callas
Um dos destaques do Festival de Veneza deste ano, o filme “Maria” é a cinebiografia da cantora de ópera Maria Callas. O papel coube à vencedora do Oscar Angelina Jolie, dirigida por Pablo Larraín (de “Spencer”).
11. Michael Jackson
O filme sobre Michael Jackson se chamará apenas “Michael” e trará um sobrinho dele, Jafaar, interpretando-o. As filmagens terminaram em maio e a Lionsgate aposta que esta cinebiografia “será um marco histórico no cinema”. A direção é de Antoine Fuqua (de “O Protetor”) e a estreia está agendada para 17 de abril de 2025.
12. Nara Leão
Os direitos do livro “Ninguém Pode com Nara Leão”, escrito por Tom Cardoso, foram adquiridos pelo Estúdio Gracinha, produtora de Manu Gavassi e seu empresário Felipe Simas. A cantora quer contar a história de Nara no cinema e, quem sabe, também interpretá-la.
13. Ney Matogrosso
A história de Ney Matogrosso será abordada no filme “Homem com H”, com direção de Esmir Filho (de “Verlust”). As gravações ocorreram no primeiro semestre. No elenco, Jesuíta Barbosa interpreta Ney, Jullio Reis como Cazuza, e Bruno Montaleone como Marco de Maria, ex-marido do artista. A data de estreia ainda não foi anunciada.
14. Rita Lee
Ainda em vida, a cantora vendeu os direitos de seu livro “Rita Lee: Uma Autobiografia” para a produtora Biônica Filmes. A adaptação ficou a cargo de Nelson Motta e Patricia Andrade, mas ainda não há previsão de chegar aos cinemas. A produtora antes vai lançar um documentário sobre a artista.