in

10 ícones pop que nunca ganharam nenhum Grammy – ou sequer foram indicados

Sonho declarado de muita gente, o Grammy às vezes deixa várias carreiras passarem batido. Existem grandes nomes que conseguem cravar seu nome na história da música pop sem nunca ser reconhecido pela The Recording Academy – nem em indicações nem em prêmios. O POPline selecionou dez casos de artistas ignorados pela premiação. Confira!

ABBA
O grupo pop sueco é lembrado e referenciado até hoje por seus sucessos como “Dancing Queen” e “Take a Chance On Me”, mas nunca recebeu nenhuma indicação ao maior prêmio da música.

AVRIL LAVIGNE
Nem punk nem pop, nada de Grammy para a cantora canadense. Ela recebeu seis indicações entre 2003 e 2004, incluindo “Best New Artist” (Artista Revelação) e duas vezes Song of the Year (Música do Ano) – com “Complicated” e “I’m With You”. Há mais de uma década, a Academia sequer a seleciona para a lista de indicados.

BACKSTREET BOYS
Em atividade há mais de 20 anos, o que é assustador para uma boyband, os Backstreet Boys chegaram a entrar no Livro dos Recordes. Mas Grammy? Nunca. O quinteto recebeu sete indicações entre 1999 e 2002, incluindo Álbum do Ano (por “Millennium”), mas perdeu para “Supernatural” do Santana.

KATY PERRY
Piadas à parte, a cantora americana já recebeu 13 nomeações ao Grammy desde 2009. O “Teenage Dream”, metralhadora de hits, chegou a concorrer na categoria álbum do ano em 2011, mas perdeu para “The Suburbs” da banda Arcade Fire.

JENNIFER LOPEZ
Ela já foi até jurada do “American Idol”, avaliando o trabalho de novos artistas, mas o Grammy nunca reconheceu o dela propriamente dito. A cantora só recebeu duas indicações – por “best dance recording” (melhor gravação ‘dance’) – em 2000 e 2001, respectivamente com “Waiting for Tonight” e “Let’s Get Loud”.

NICKI MINAJ
A mulher com mais entradas na parada de sucessos dos Estados Unidos nunca levou um Grammy para casa. Nicki já recebeu dez indicações desde 2011, mas sempre perdeu na cerimônia. Em 2012, por exemplo, ela perdeu o troféu de Best New Artist (algo como Artista Revelação) para Bon Iver.

ONE DIRECTION
Durante seus cinco anos de atividade e popularidade, o One Direction alcançou altos patamares e conquistou grandes feitos. Grammy, no entanto, jamais. O grupo nunca foi nem indicado.

SELENA GOMEZ
A cantora e atriz nunca recebeu indicações ao Grammy – nem quando lançava álbuns com a banda The Scene nem depois. Neste ano, a premiação tem demonstrado maior interesse por ela. Vai que.

SIA
Desde 2013, a cantora e compositora australiana já recebeu oito indicações ao Grammy. Foram quatro só para “Chandelier”. Mas ela nunca levou o troféu. Em 2015, “Chandelier” perdeu os títulos de Gravação do Ano e Música do Ano para “Stay With Me” do Sam Smith.

SPICE GIRLS
Nunca importou quanto todo mundo sabia cantar as músicas da girlband: o Grammy nunca achou que as faixas pop chiclete mereciam indicações. Com isso, Spice Girls cumpriram sua missão na Terra sem receber nenhum gramofone em troca. Mas o “Wannabe” está na nossa cabeça até hoje, né?

Escrito por Leonardo Torres

Camila Cabello fala sobre “OMG” e “Havana”: “não diria que são singles”

“Canta, Luan”: Luan Santana estreia como apresentador e mostra versão samba de “Acordando o Prédio”