Foto: Reprodução/Instagram
in ,

10 hits para entender o legado do Daft Punk

Duo francês anunciou o fim das atividades nesta segunda-feira (22)

Poucos artistas foram tão geniais como o Daft Punk – até mesmo para sair de cena. Com um vídeo enigmático de 8 minutos publicado em suas redes sociais nesta segunda-feira (22), Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo aparecem com suas vestes habituais em um deserto e se distanciam, até que um deles simplesmente exploda e, por fim, desapareça de vez.

Foto: Getty Images

Sem explicações à imprensa, o Daft Punk manteve a coerência até o fim e sustentou o mistério fascinante que sempre fez parte da carreira do duo parisiense formado em 1993. Não há quem não tenha dançado uma de suas músicas nestes últimos 28 anos. E o mais intrigante é que eles alcançaram o sucesso sem dar entrevistas e até mesmo sem revelar suas verdadeiras identidades.

Foram apenas quatro discos de estúdio: Homework (1997) colocou a cena house francesa na crista da onda e ajudou a massificar um tipo de som que até então ainda era de “nicho”. Discovery (2001) e seus clipes inspirados em animes viraram sensação e tocavam em alta rotação na MTV. Quatro anos depois foi a vez de Human After All, que talvez tenha sido o trabalho de menor repercussão.

> Fim do Daft Punk: dupla anuncia separação com vídeo intitulado “Epilogue”

Mas com Random Access Memories (2013), o Daft Punk definitivamente furou a bolha e chegou ao estrelato em nível mundial. Ao incorporarem a sonoridade e estética funk e soul dos anos 70 e 80, jogou luz sobre grandes nomes da cena disco como Nile Rodgers e Giorgio Moroder, e os apresentou a uma nova geração. Em 2014, o duo saiu consagrado do Grammy com quatro troféus, incluindo “Álbum do Ano”.

Nos últimos anos, o Daft Punk trabalhou em colaborações, incluindo dois hits do The Weeknd (“Starboy” e “I Feel It Coming”) e co-produziram Yeezus, do Kanye West (que já sampleou “Harder, Better, Faster, Stronger” em seu hit de 2007 “Stronger”).

O POPline elencou dez hits para que você entenda o legado do Daft Punk para a música contemporânea:

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Daiv Santos

Azulou! Jão muda avatar nas redes e dá indício de nova era

Azulou! Jão muda avatar nas redes e dá indício de nova era

Miley Cyrus adota novo cachorro; conheça Angel!