(Foto: Divulgação)
in ,

10 anos de “Born This Way”: entenda o legado do hit de Lady Gaga

Sucesso de Lady Gaga completa dez anos de seu lançamento e ainda ecoa na cultura pop mundial.

Lady Gaga apresentava ao mundo um de seus maiores sucessos, “Born This Way”, há dez anos. O lançamento ocorreu justamente no dia 11 de fevereiro de 2011. Esse foi o terceiro single da americana a chegar ao topo da Billboard Hot 100 e estima-se que ele tenha vendido mais de 8,2 milhões de cópias mundialmente.

Lançado no auge da excentricidade da artista, “Born This Way” marcou uma época e empoderou mulheres e a comunidade LGBTQIA+ antes de “empoderamento” virar uma palavra da moda. O single foi apontado pela Billboard como uma das músicas que definiram a década.

Seu legado vai para além das posições nas paradas, múltiplos prêmios e aclamação da crítica – tudo que Lady Gaga, de fato, conquistou. “Born This Way” realmente impactou a cultura.

10 anos de "Born This Way": entenda o legado do hit de Lady Gaga
(Foto: Divulgação)

Marco histórico no Super Bowl

Quando Lady Gaga fez o show de intervalo do Super Bowl, ela inseriu “Born This Way” na setlist. Com isso, ela foi a responsável por levar a palavra “transgênero” pela primeira vez para o evento esportivo (que foi assistido por 117,5 milhões de telespectadores na ocasião).

Cover na turnê da Madonna

“Born This Way” foi a música que atiçou a rixa entre Lady Gaga e Madonna, por conta das comparações com “Express Yourself”. Em resposta, Madonna incluiu um mash-up das duas canções na setlist da “MDNA Tour”, protagonizando um momento raro de cover em sua história da rainha do pop.

Música na Parada LGBTQIA+

Desde que foi lançada, a música toca nas paradas LGBTQIA+ de todo o mundo anualmente. Tem tudo a ver: a letra fala de auto-aceitação e orgulho de ser quem é.

Episódio de “Glee”

A série musical de Ryan Murphy teve um episódio inteiro inspirado em “Born This Way” na 2ª temporada. A música, inclusive, deu título ao episódio, e o cover cantado pelo elenco entrou na Billboard Hot 100.

Referência para “Malévola”

A equipe do filme da Disney “Malévola” usou o clipe de “Born This Way” como referência para a criação das maçãs do rosto na caracterização de Angelina Jolie para a personagem-título.

10 anos de "Born This Way": entenda o legado do hit de Lady Gaga
(Fotos: Divulgação)

Boneca “Monster High”

Inspirada em “Born This Way”, a Mattel lançou a boneca Zomby Gaga dentro da franquia “Monster High”. Ela foi desenhada pela irmã da cantora, Natali Germanotta. “Esta boneca, Zomby Gaga, é valente e forte e Born This Way mostra isso em todos os detalhes, desde suas roupas até seu clipe”, ela disse na época.

10 anos de "Born This Way": entenda o legado do hit de Lady Gaga
(Foto: Divulgação)

Escrito por Leonardo Torres

Tierry compõe “Lumena Autorizou?”, inspirada na “sister” do BBB 21

YouTube Shorts, ferramenta semelhante ao TikTok, avança os testes na Índia

Semelhante ao TikTok, versão beta do YouTube Shorts avança na Índia; saiba detalhes