Olhando para a forma como consumimos conteúdo hoje, o YouTube divulgou o seu relatório trimestral Vibes, feito em parceria com a float que aprofunda as tendências de consumo dentro da plataforma.
Segundo eles, a visão das tribos ficou para trás. “Hoje, estamos imersos em uma rede de interesses pontuais e temporários, ampliamos nossos horizontes e repertórios a cada novo conteúdo. Dessa forma, vamos transformando nossas atitudes – até mesmo nossas identidades”, destacam. E foi pensando em entender mais e melhor essas “comunidades cruzadas”, que o YouTube preparou o relatório.
Essas tendências de comportamento apontam para as mudanças na comunicação que acontecem hoje entre marcas, canais e pessoas. O YouTube Vibes aprofunda questões relacionadas aos vídeos online e à cultura em torno desse universo. Nesse report, a plataforma trouxe uma investigação qualitativa e quantitativa do time do YouTube Brasil em parceria com a float.
Leia mais:
- YouTube revela os critérios para recomendações de vídeos
- YouTube faz doação de R$ 2,5 milhões para projetos do UNICEF
- YouTube contribuiu com R$ 3,4 bi para a economia brasileira em 2020
Múltiplos conteúdos, múltiplos interesses
De acordo com o relatório, enquanto a mentalidade de tribos divide e segmenta, as novas comunidades cruzadas são o resultado de uma nova multiplicidade de conteúdo consumido e compartilhado.
“A nossa identidade é uma grande colcha de retalhos, uma combinação de diversas experiências, relações e crenças. E nesse processo contínuo de construção e reconstrução, ninguém está imune à descoberta de novos interesses que nos fazem descobrir novas versões de nós mesmos”, destaca o YouTube.
Nesse novo contexto de consumo de conteúdo, a plataforma identificou três grandes “vibes” que refletem esse processo de interconexão entre os interesses pessoais e coletivos. Confira:
Vibe 1: Multidentidades
De que forma sua marca estimula as pessoas a expandirem — ou quebrarem — suas caixinhas de interesses?
Nada mais é exclusivo de uma única comunidade. Na pesquisa, vimos que pular de um vídeo para outro, ainda que sejam conteúdos completamente distintos, é algo mais comum do que imaginamos. E é nesse misto de possibilidades inesperadas que as pessoas reconstroem seus repertórios.
Vibe 2: Objetos de devoção
Afinal, como sua marca incentiva as pessoas a experimentar o novo?
Durante a pandemia, alguns objetos ganharam outros status. Foi assim que vimos nascer um verdadeiro culto aos itens de cozinha que trazem mais praticidade ao dia a dia. Não à toa, a média diária de visualizações de vídeos relacionados a receitas em airfryer subiu 125% no Brasil.
Vibe 3: Vídeo rolês
Como promover ou participar dessa interação virtual, que estimula a sensação de troca e conexão com a audiência?
Bastidores de podcasts, vídeos de reacts e lives de artistas e criadores têm o poder de fazer com que as pessoas se sintam conectadas e próximas, como os watch along videos, um misto de entretenimento com companhia virtual que vem suprindo a falta que sentimos dos encontros em grupo.