O negócio de anúncios do YouTube é uma máquina de fazer dinheiro. De acordo com estatísticas publicadas pela Alphabet, empresa controladora da plataforma de vídeo (e do Google), o YouTube faturou US$ 8,63 bilhões (cerca de R$ 44,6 bilhões) em publicidade no quarto trimestre de 2021 (encerrado em dezembro).
Segundo o Music Business WorldWide, esse número aumentou 25% em comparação com o quarto trimestre de 2020, quando a plataforma gerou receita de US$ 6,89 bilhões com anúncios. Curiosamente, também foi uma receita trimestral confortavelmente maior do que a alcançada pela Netflix no mesmo período (US$ 7,71 bilhões).
A análise das receitas do quarto trimestre do YouTube revela ainda que a plataforma gerou uma média de US$ 2,87 bilhões por mês com publicidade nos últimos três meses de 2021 – ou seja, US$ 93,8 milhões (aproximadamente R$ 484 milhões) por dia.
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Ainda de acordo com a publicação, tendo gerado US$ 20,21 bilhões em anúncios nos primeiros nove meses de 2021 e US$ 8,63 bilhões no quarto trimestre, o total de negócios de anúncios do YouTube nos 12 meses de 2021 arrecadou US$ 28,84 bilhões.
Este valor é quase o dobro do valor equivalente (US$ 15,15 bilhões) que o YouTube gerou a partir de anúncios em 2019. Vale destacar que esse valor total de receita publicitária não inclui receitas derivadas durante o ano de assinantes globais dos serviços YouTube Music e YouTube Premium, por exemplo.
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