O YouTube está expandindo a cobertura gratuita de transmissão ao vivo do Coachella, que acontece no final deste mês, nos Estados Unidos. Entre os novos recursos para o festival, a plataforma oferece aos assinantes Premium a chance de conferir os bastidores dos shows. As informações são do Music Business Worldwide.
Nesta edição do festival, o YouTube vai fazer seis transmissões ao vivo nos dois finais de semana, o dobro em relação ao ano passado.
Leia Mais:
- Música Clássica teve aumento de 90% no conteúdo do YouTube em 2022
- YouTube Shorts: conheça 5 maneiras que ajudam a potencializar seu canal
- YouTube lança novo espaço para compositores e produtores
O serviço de streaming de vídeo da Alphabet também está trazendo de volta um recurso lançado no Coachella 2022, uma integração com o YouTube Shopping, que permite que os espectadores comprem mercadorias exclusivas durante as apresentações. Os espectadores poderão clicar em um link em seu telefone ou digitalizar um código QR em sua TV durante as apresentações do artista para comprar mercadorias.
“Parte da diversão de ir a um show é a chance de comprar uma lembrança que lembra a música, a experiência e o momento”, disse o YouTube em um comunicado. “Não queremos que ninguém perca essa oportunidade, então este ano estamos em parceria com o Coachella para lançar produtos exclusivos de mais de uma dúzia de artistas.”
Os assinantes do YouTube Premium poderão ver os artistas se preparando nos bastidores antes de suas apresentações, no que a plataforma chama de ‘Premium Pre-Partes’.
A plataforma de vídeos também está enfatizando seus recursos do YouTube Shorts no evento deste ano, vendendo-o como uma oportunidade para os fãs interagirem com os artistas. Por meio de curtas do YouTube, os fãs poderão ajudar a criar setlists para Calvin Harris, Becky G e Burna Boy.
A parceria do YouTube com o Coachella
Em janeiro passado, o YouTube anunciou um novo contrato plurianual com o promotor do Coachella, Goldenvoice, que fará com que a plataforma continue transmitindo o festival de música até 2026.
O Coachella Valley Music and Arts Festival deste ano acontece nos fins de semana de 14 a 16 de abril e de 21 a 23 de abril.
Os shows de sexta-feira serão encabeçados por Bad Bunny. Os shows de sábado serão encabeçados pelo BLACKPINK – a primeira vez que uma banda de K-Pop será a atração principal do Coachella – enquanto Frank Ocean será a atração principal no domingo
O Coachella
O Coachella foi lançado pela primeira vez em 1999, reunindo 37 mil pessoas em seu ano de estreia. Desde então, tornou-se um dos maiores festivais de música dos Estados Unidos, com cerca de 250 mil participantes anualmente.
O YouTube começou a transmitir o Coachella em 2011. As transmissões são gratuitas para visualização, com a plataforma monetizando-as por meio de patrocinadores de transmissão ao vivo.
Este ano, para o público dos EUA, os patrocinadores serão Fast X, NYX Professional Makeup e Verizon no primeiro fim de semana, e Dove Shower Collection e Tic Tac no segundo fim de semana. Levi Strauss and Co. é o patrocinador europeu para ambos os finais de semana.