Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

YouTube: saiba como explorar o potencial da plataforma de forma orgânica

Plataforma reúne dicas fundamentais para ter sucesso com os conteúdos
Foto: Alexander Shatov/Unsplash

Como uma das plataformas mais populares do mercado musical, o YouTube apresentou uma série de melhores práticas para que artistas, profissionais da música e demais produtores de conteúdo consigam explorar o potencial da plataforma de forma orgânica.

A plataforma destaca o seu potencial como “vitrine” de produtos e serviços, apresentando dados da pesquisa TalkShoppe, “Why Video Brasil” realizada em agosto de 2020 com 2.052 pessoas de 18 a 64 anos.

Foto: Think With Google/YouTube

 

O YouTube ainda revela algumas boas práticas ajudam o canal a ser ainda mais relevante, como ensina Alex Silva, especialista e Gerente de Parcerias YouTube. Uma das dicas mais importantes é criar um conteúdo feito para o YouTube, e não simplesmente transpor outras peças audiovisuais para a plataforma.

Alguns formatos que fazem bastante sucesso na plataforma são: listas, desafios, narrativas (como esquetes e reality shows), reviews e explicativos. Segundo o YouTube, esta última categoria merece atenção especial, já que engloba tutoriais e DIY (o faça você mesmo), e pode ser uma ferramenta interessante para quem pretende mostrar um produto ou serviço sendo usado. Vale lembrar que o YouTube é a segunda ferramenta de busca mais popular na internet, e buscas de como fazer alguma coisa são populares na plataforma.

Os criadores ainda podem explorar outros formatos de comunicação além de tradicional vídeo.  Na aba de Comunidade é possível postar textos, enquetes, fotos e GIFs, além de resgatar vídeos antigos compartilhando links. Os Stories, disponíveis durante 7 dias para quem acessa a plataforma via mobile, aparecem também para quem não é inscrito no canal e essa ferramenta é sempre destacada pelo YouTube como uma boa fonte para engajamento.

A plataforma também reuniu uma série de dicas que devem ser aplicadas antes de publicar o conteúdo. Ao criar o banner do canal, por exemplo, importante lembrar-se de acrescentar uma chamada para ação convidando o usuário a inscrever-se, e deixar claro a frequência das postagens. O ícone do canal deve permitir que o canal seja reconhecida rapidamente. Outros passos para customizar o canal e maximizar a performance são: criar seções e fazer um trailer de boas-vindas e apresentação.

Boas Práticas ao Criar Conteúdo no YouTube

Uma vez que seus vídeos estão publicados, é preciso entender qual conteúdo funciona e como melhorar aqueles cujas performances não foram satisfatórias. Para isso, o YouTube Studio Analytics informa métricas e faz também as próprias análises da performance dos vídeos publicados, facilitando a avaliação das estratégias e ajudando a traduzir os dados em ações para otimização do canal.

O painel também pode ser usado como uma fonte para insights rápidos, como para observar se a taxa de cliques é maior ou menor que a média do canal. E observar as métricas, entendendo as possíveis oscilações e os eventos externos que podem ter colaborado para os desempenhos é fundamental não apenas para o YouTube, para todas as plataformas.

Foto: Think With Google/YouTube

Para potencializar os resultados orgânicos no YouTube, a plataforma destaca os principais pontos que merecem atenção:

  • Criar conteúdo específico para a plataforma;
  • Fazer tutoriais para mostrar o produto ou serviço;
  • Explorar a aba de comunidade;
  • Criar stories para aumentar o número de inscritos;
  • Organizar os elementos do canal e os metadados de forma clara e atrativa;
  • Monitorar a reação dos espectadores com o Studio Analytics;
  • Explorar os temas em voga no momento com a ajuda do Google Trends

O YouTube divulgou na última semana uma carta assinada pela CEO Susan Wojcicki que aborda as prioridades da plataforma para 2021: aumentar a economia do criador, cumprir suas responsabilidades, ajudar as pessoas a aprender novas habilidades, construir para o futuro do YouTube e trabalhar com governos em todo o mundo, enquanto a companhia enfrenta questões regulatórias cada vez mais complicadas. Saiba mais clicando aqui.

Destaques

#Noticias

Ana Castela vive um ótimo momento em sua carreira. Depois de estrear no Palco Mundo do Rock in Rio no último mês de setembro,...

New Music Fridays

Chegamos em mais uma sexta-feira! O dia da semana já é conhecido por reunir novidades de diversos artistas para as suas carreiras. Um dos...

#Noticias

Em apenas 12 horas de lançamento, o videoclipe de “APT.”, parceria entre Rosé e Bruno Mars, já arrematou mais de 14 milhões de visualizações...