O ano de 2020 está chegando ao fim, reforçando a marca do K-Pop no cenário musical pelos quatro cantos do mundo. E no Brasil não foi diferente. É que o BTS e o BLACKPINK foram os artistas internacionais que mais receberam stream no YouTube Brasil nos últimos doze meses – com números impressionantes. Só o BTS arrecadou 760 milhões de visualizações, enquanto as meninas do BLACKPINK somaram 605 milhões de stream.
Um marco histórico, já que os grupos deixam para trás nomes globias renomados como Ariana Grande, Justin Bieber, Dua Lipa e Billie Eilish, que aparecem logo em seguida no Top 10 deste ano. Essa liderança mostra, em números, que a cultura pop coreana vem ganhando espaço nos países ocidentais, tendo em vista também a primeira indicação do BTS ao Grammy Awards 2021.
O engajamento dos fãs dos dois grupos no Brasil são relevantes, já que Ariana Grande, terceira colocada no ranking de streams na plataforma aparece com 413 milhões de views. Uma curiosidade que chama atenção é o nome de Rihanna na lista. Assim como aconteceu na divulgação de números do Spotify em 2020, a cantora, que marca um hiato de quatro anos sem um novo disco, com o aclamadíssimo “ANTI”, ela mantém relevância nas plataformas digitais, e figura como a oitava artistas internacionais mais ouvidos do YouTube Brasil, com 319 milhões de stream.
Fato é que os lançamentos dos álbuns “BE”, do BTS, e o “The Album”, do BLACKPINK, impulsionaram os números dos artistas nas plataformas e bateram todos os recordes de vendas e consumo musical nos últimos meses.
Confira o Top 10
1.- BTS – 760 milhões de visualizações.
2 – BLACKPINK – 605 milhões de visualizações.
3 – Ariana Grande – 413 milhões de visualizações.
4 – Justin Bieber – 391 milhões de visualizações.
5 – Dua Lipa – 387 milhões de visualizações.
6 – Imagine Dragons – 350 milhões de visualizações.
7 – Billie Eilish – 345 milhões de visualizações.
8 – Rihanna – 319 milhões de visualizações.
9 – Ed Sheeran – 317 milhões de visualizações.
10 – Lady Gaga – 306 milhões de visualizações.