in , ,

YouTube altera políticas de exibição e prejudica clipes de Anitta, Katy Perry e Fifth Harmony


Alguns artistas populares do mundo inteiro estão com as visualizações dos recentes lançamentos praticamente estagnadas no YouTube. Uma provável atualização na política de “vídeos recomendados” na plataforma impactou negativamente nomes como Katy Perry e Fifth Harmony. No Brasil, a cantora Anitta é uma das grandes prejudicadas.

Quando um usuário acessa um vídeo no YouTube, ele recebe sugestões de acordo com o conteúdo do vídeo atual e do seu comportamento dentro da plataforma. Seja nos vídeos relacionados na lateral ou na reprodução automática: é daí que vem um grande volume de acessos e garante a popularidade do clipe. Estar nos recomendados é garantia de destaque na tela inicial do YouTube nas Smart TVs, por exemplo.

Fãs começaram a notar que “Bon Appétit”, clipe lançado por Katy Perry em 12 de maio, teve sua média diária de exibições reduzida consideravelmente nos últimos dias. O vídeo foi de 5 milhões de acessos diários para pouco menos de 1 milhão. Vale notar que o vídeo é o lançamento mais recente da artista no canal, que está super exposta com o lançamento do álbum “Witness”.  Ainda que associada à VEVO, Katy é parceira do YouTube e movimentou seu canal com uma ativação exclusiva há duas semanas – ela ficou online, numa espécie de BBB, durante quatro dias.

A girlband Fifth Harmony também sofre com a baixa. O recente clipe “Down” sumiu dos “recomendados” nos últimos dias. Lançado há duas semanas, a produção acumula mais de 23 milhões de acessos, mas a queda no total de exibições por dia é desanimadora. O clipe não consegue, há dias, passar de 500 mil acessos em 24 horas corridas. O quarteto tem uma agenda intensa de divulgação, com aparições e performances na TV, além de campanhas publicitárias e execuções nas rádios de todo o mundo.

No Brasil, Anitta completa no próximo final de semana um mês da publicação do clipe “Paradinha”. O lançamento, que aconteceu na própria sede do YouTube em São Paulo, quebrou recorde de clipe mais visto por brasileiros nas primeiras 24 horas. Agora, com total de 47 milhões de acessos, Anitta e sua equipe acompanha o crescimento lento – associado à remoção do vídeo dos “recomendados”. Há pelo menos uma semana o vídeo não consegue atingir 1 milhão de acessos por dia. Até o final da primeira quinzena de junho, a média era de 2,5 milhões.

No Twitter, a equipe da cantora ouviu a sugestão de um seguidor e removeu o comentário fixado no vídeo com link externo.

Na atualização semanal de clipes mais vistos no YouTube Brasil, em dados divulgados no último dia 24 pelo YouTube Music Insights, “Paradinha” perdeu 7 posições e saiu do Top 10. “Loka”, clipe da parceria entre Simone & Simaria e Anitta, lançado em janeiro, teve reação contrária: ganhou 5 posições e está em sexto lugar. Provavelmente, “Loka” é o clipe com a Anitta mais relevante que aparece entre os relacionados no momento.