A equipe de Cultura e Tendências do YouTube se dedicou a observar os principais vídeos e criadores do ano em todo o mundo para oferecer uma ideia do que as pessoas têm assistido e procurado na plataforma. Segundo a plataforma, enquanto o mundo ainda vive um tempo sem precedentes, o público buscou conforto, proximidade e a construção de um senso de comunidade junto aos criadores.
Confira as cinco das principais tendências e momentos deste ano no YouTube no Brasil e no mundo:
1. Os podcasts ressurgiram reinventados
Os últimos 12 meses consolidaram o YouTube como o destino favorito dos podcasts, incorporando integralmente o termo ‘audiovisual’. Os podcasts em vídeo apareceram nas listas de Vídeos em Alta em países como Reino Unido, Brasil, México, Indonésia e Itália. Os criadores assumiram o papel de entrevistadores – conversando com várias figuras públicas e focando, cada vez mais, numa linguagem pessoal e intimista – com o objetivo de alcançar, entreter e ganhar a atenção do público.
O mundo pôde assistir aos lutadores de Boxe KSI e Logan Paul deixando de lado suas luvas e rivalidade para baterem um papo descontraído por quase 2 horas, no podcast Impaulsive, o que resultou em mais de 13 milhões de visualizações.
Por aqui, a entrevista com Sidoka para o podcast Podpah – que também está entre os Top Creators do YouTube Brasil em 2021 – é um exemplo de que esse formato deu muito certo, fincando seu lugar nos Top 10 Vídeos em Alta do país. A entrevista com a influenciadora Virgínia Fonseca para o Pod Delas também atraiu muitas visualizações, contribuindo para fazer do podcast apresentado por Tata Estaniecki e Boo Unzueta um dos grandes destaques na lista criadores revelação brasileiros.
2. A música é do povo!
Neste ano, no Brasil, o Top 10 de vídeos de música foi composto unicamente por brasileiros! Isso mostra a força e importância dos artistas locais, influenciando, através da música, todo um panorama social que acolhe e eleva o popular.
Israel & Rodolffo são os campeões da lista, com seu hit “Batom de Cereja” em primeiro lugar. Artistas regionais também despontaram no cenário nacional através da plataforma, é o caso de Matheus Fernandes, com sua música “Baby Me Atende”. A música urbana também desfilou pelo ranking em vídeos como “Bipolar”, de MC Don Juan, MC Davi e MC Pedrinho, e “Vida Louca”, do MC Poze do Rodo.
3. Os games continuam a ganhar espaço, se tornando, cada vez mais, uma comunidade conectada por uma forte estratégia de conteúdo.
Após elevarem ainda mais o nível de seu conteúdo em 2021, jogadores de todo o mundo figuram nos vídeos e listas de criadores mais populares deste ano. Os jogos que se destacam hoje na plataforma são muito mais do que apenas jogos. Eles contam histórias e estabelecem conexões. O conteúdo publicado no YouTube evoluiu e se expandiu, migrando do escopo tradicional para um conteúdo robusto, num mix interessante de role play com roteiros e personagens elaborados, dramatização e recursos visuais, além dos famosos desafios.
Neste ano, contabilizamos um total de 250 milhões de vídeos sobre games subidos na plataforma.
No Brasil, a final do Mundial de Free Fire foi tendência absoluta, se tornando o vídeo mais assistido do ano, com mais de 12 milhões de visualizações. O Free Fire se destaca como um dos jogos mais populares no país, graças a formatos como Survival Games e Role Play, fazendo com que criadores com foco no segmento estejam presentes tanto na lista de Top Creators (como Robin Hood Gamer, Geleia e Felipe Neto) quanto na de Criadores Revelação (Athos).
Leia mais:
- YouTube apresenta 1º Relatório de Transparência de Direitos Autorais
- YouTube Music: conheça os principais artistas e playlists de 2021
- Trailer exclusivo: Agnes Nunes estrela série documental do YouTube Originals
4. As lives permitiram que a audiência se conectasse aos criadores – e também entre si – durante shows, bate-papos e outros momentos culturais.
Criadores e pessoas públicas viram nas transmissões ao vivo um recurso que possibilitou a oportunidade de se conectarem com suas audiências em tempo real, transformando cada um desses eventos em uma experiência a ser compartilhada. Portanto, as livestreams seguem como tendência em 2021, endossadas pela necessidade das pessoas de se sentirem parte de algo e, mais ainda, de fazerem isso em tempo real.
Em números globais, o público do YouTube fez história ao atingir o pico de 2 milhões de espectadores simultâneos assistindo ao pouso da NASA em Marte e mais de 12 milhões de pessoas que se conectaram à live da posse do novo presidente americano, Joe Biden.
Já a transmissão ao vivo do teaser do novo single da banda sul-coreana BTS, que mostrava uma barra de manteiga derretendo lentamente, teve mais de 960 mil visualizações simultâneas durante o pico e 18 milhões no total. Tivemos também criadores que usaram seu espaço e visibilidade para promover ações filantrópicas. O Aboflah, por exemplo, organizou uma live de 28 horas para arrecadar doações para refugiados.
5. Informalidade e bom humor estão em alta!
Os canais de comédia ocupam posição de destaque na lista, confirmando que o público continua a ver o YouTube como um espaço onde pode relaxar e dar boas risadas em meio a tempos tão desafiadores. Aqui no Brasil, Whindersson Nunes foi um dos destaques dos Vídeos em Alta com seu vídeo “Psiquiatra”, no qual compartilhou com seu público uma maneira bem humorada de lidar e falar sobre luto e saúde mental.
Em 2021, os Shorts proporcionaram uma conexão mais profunda entre criadores e usuários. Tanto os criadores novos quanto os antigos têm elaborado uma variedade de vídeos curtos que exploram o humor simples e a vida como ela é, entregando familiaridade e identificação. Os vídeos vão desde truques de mágica à dinâmica familiar, agradando e agregando todos os gostos e nichos. Os brasileiros encontraram no formato a oportunidade perfeita para fazer humor com informalidade, transformando criadores como Jooj Natu, Irmãos Lemos, Tutu Sangome TV, Léo Léo, Oli Natu e O Netinho em nomes de peso na plataforma.