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YouTube apresenta 1º Relatório de Transparência de Direitos Autorais

O Relatório mostra que no primeiro semestre de 2021 mais de 722 milhões de reivindicações de conteúdo foram registradas

Foto: Szabo Viktor/Unsplash

O YouTube lançou o seu primeiro Relatório de Transparência de Direitos Autorais, um levantamento que traduz em números os esforços para garantir aos criadores de conteúdo o controle sobre aquilo que eles produzem e compartilham na plataforma.

“Desde o início, uma das principais preocupações do YouTube foi equilibrar o seu crescimento com a sua responsabilidade como plataforma, aprimorando suas regras e diretrizes para garantir que seus usuários estejam satisfeitos e seguros”, destaca a plataforma.

O Relatório mostra que no primeiro semestre de 2021 mais de 722 milhões de reivindicações de conteúdo foram registradas apenas no sistema de Content ID — o que representa 99% do total de reclamações — dessas, menos de 1% foram contestadas, em sua maioria aquelas que partiram de ferramentas de detecção automática. Dentro do universo dessas contestações, o relatório mostra que cerca de 60% delas foram resolvidas em favor de quem publicou o conteúdo.

Todas as ferramentas desenvolvidas têm ajudado criadores, artistas e empresas de mídia a explorar sua criatividade e serem reconhecidos por isso. Nos últimos três anos, o YouTube pagou aos criadores mais de 30 milhões de dólares. Só para a indústria musical, foram mais de 4 milhões de dólares pagos desde março de 2020, sendo 30% desse valor proveniente de conteúdo gerado pelos usuários da plataforma.

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O Relatório busca tornar ainda mais transparente o processo utilizado para a administração de direitos autorais dentro do YouTube, que consiste principalmente em três ferramentas:

  • Formulário da web, totalmente público e disponível, que pode ser utilizado para garantir a exclusão de conteúdos que tenham claras violações de direitos autorais;
  • Copyright Match, que identifica automaticamente os vídeos que são cópias reais ou potenciais de outros conteúdos do YouTube;
  • Content ID, disponível para aqueles que têm necessidades mais complexas de gerenciamento, como estúdios de cinema e gravadoras.
Foto: Reprodução/Relatório YouTube

“O YouTube continuará em sua busca por aprimorar e expandir seus investimentos em novas atualizações e ferramentas que beneficiem os produtores de conteúdo e detentores de direitos autorais e que os auxilie a gerenciar seus conteúdos e aproveitar a visibilidade e o reconhecimento que a plataforma oferece”, destacou a plataforma.