O Professor Xavier não é só o querido e poderoso líder dos X-Men, ele é também um dos personagens mais importantes do universo Marvel e fez sua estreia no MCU em “Doutor Estranho 2”, como parte do grupo dos Illuminati. Mas, quem é o Professor Xavier?
Leia mais:
- Bilheteria de “Doutor Estranho 2” deverá ultrapassar custo de produção já na estreia
- Linha do tempo do MCU: todos os filmes em que Doutor Estranho aparece
- “Doutor Estranho 2”: quem são os Illuminati da Marvel?
- Por que Doutor Estranho entregou a Joia do Tempo para Thanos?
Fundador e líder do grupo conhecido como X-Men, Charles Xavier é um dos seres conhecidos como mutantes, que possuem mutação no Gene X e por isso ganham superpoderes. Grande porta-voz da convivência pacífica entre humanos e mutantes, Xavier é dono de uma mente brilhante, sua principal arma e fonte de seus superpoderes.
No Universo Cinematográfico Marvel, o Professor Xavier é interpretado por Patrick Stewart, que volta ao personagem após interpretá-lo na trilogia original dos filmes dos X-Men.
Nos quadrinhos, o Professor Xavier fez sua estreia em 1963, em Uncanny X-Men #1, e é uma criação da poderosa dupla, responsável pela grande maioria dos heróis da Marvel: Stan Lee e Jack Kirby.
Charles Xavier é descrito como o mais poderoso mutante que já existiu, sendo um dos poucos mutantes da categoria Alpha, uma das mais importantes do universo Marvel.
Os poderes do Professor Xavier
O principal superpoder de Charles Xavier é a Telepatia, que apareceu para ele aos 10 anos de idade e sempre foi algo tão forte que, ainda quando criança, afetou sua cabeça, deixando-o careca. Seus poderes telepáticos são tão intensos que Xavier pode se comunicar com alguém ou ler as mentes das pessoas em um raio de até 400km de distância.
É também com a telepatia que Xavier pode criar ilusões, que podem tanto enganar os inimigos ou servirem como uma espécie de apresentação holográfica para seus alunos da Escola Xavier para Alunos Superdotados.
Ele pode ainda controlar, possuir, modificar e até apagar as mentes de outras pessoas, além de criar elos telepáticos com aliados.
O Professor Xavier se dedicou a uma vida de estudos e perdeu o movimento das pernas após confrontar o alienígena Lúcifer, no Himalaia, quando o extraterrestre acabou jogando uma rocha em Xavier, deixando-o, assim, em uma carreira de rodas.
Cérebro
Outro destaque dos poderes do Professor Xavier, na verdade, é uma máquina inventada por ele mesmo. Chamado de Cérebro, o dispositivo foi criado para amplificar ainda mais os poderes telepáticos de Xavier, dando a ele a capacidade de encontrar outros mutantes até mesmo do outro lado do planeta.
Magneto: seu maior inimigo
Mesmo com sua natureza pacífica, Charles Xavier tem inimigos e o principal deles é Magneto. Os dois mutantes vivem uma espécie de relacionamento de “amigos e inimigos”, tudo porque nutrem ideologias diferentes quanto à convivência entre humanos e mutantes: enquanto Xavier quer uma convivência pacífica, Magneto defende a dominação por parte dos mutantes.
A relação de “amizade e inimizade” entre Xavier e Magneto foi bastante explorada na segunda trilogia de filmes dos X-Men e, nos quadrinhos, já gerou embates homéricos e alianças poderosas.
Entre os Illuminati
Como uma das mentes mais poderosas do planeta (se não A mente mais poderosa do planeta), claro que Charles Xavier estaria presente entre os Illuminati, grupo de importantes personagens da Marvel que juntos influenciam os rumos da Terra, tanto para os humanos como para os mutantes e outros seres superpoderosos.
Como parte dos Illuminati, o Professor Xavier chega ao MCU em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, que chegou aos cinemas nesta quinta-feira (05).
Será que poderemos esperar mais de Charles Xavier e, quem sabe, dos X-Men no futuro do Universo Cinematográfico Marvel?