Especialistas estão apontando que Will Smith pode ter que devolver o Oscar que ganhou na cerimônia que aconteceu no domingo (27/03). Ele levou o troféu na categoria melhor ator por sua atuação no filme “King Richard – Criando Campeãs”. No entanto, acabou criando polêmica ao agredir o comediante Chris Rock ao vivo após uma piada sobre sua esposa. Isso estaria contra o código de conduta da Academia.
> Oscar 2022: Will Smith ganha troféu e pede desculpa à Academia por agressão ao vivo
Leia Mais:
- Nicki Minaj dá opinião sobre tapa de Will Smith: “ele está vendo a dor dela”
- Por que Will Smith agrediu Chris Rock no Oscar?
- Oscar 2022: Will Smith agride Chris Rock no palco (veja o vídeo!)
O código de conduta do Oscar foi lançado em 2017 e é muito claro contra a agressão. Fontes importantes dos bastidores do The Post afirmaram que foi um erro grave. “É basicamente um ataque. Todo mundo estava tão chocado na sala, era tão desconfortável”, falou.
A possibilidade de devolver o Oscar está aberta, mas ainda é especulativo.
“Acho que Will não gostaria de devolver seu Oscar, mas quem sabe o que vai acontecer agora”, disse a fonte.
A Academia se pronunciou
Enquanto o público está em dúvida do destino do Oscar de Will Smith, a academia se posicionou pelo Twitter.
“A Academia não tolera violência de qualquer forma. Esta noite temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo”.
acabou que não ficou muito claro, não é mesmo?
O código de conduta do Oscar foi lançado justamente após escândalos sexuais do movimento “me too”. O texto enfatiza a importância de “defender os valores da Academia”, como inclusão, promover ambientes de apoio e “respeito pela dignidade humana”.
The Academy does not condone violence of any form.
Tonight we are delighted to celebrate our 94th Academy Awards winners, who deserve this moment of recognition from their peers and movie lovers around the world.
— The Academy (@TheAcademy) March 28, 2022
As opiniões sobre o caso se dividem, entre críticas e defesas. “Ele poderia tê-lo matado. Isso é pura raiva e violência fora de controle. Eles ouviram um milhão de piadas sobre eles nas últimas três décadas. Eles não são calouros no mundo de Hollywood e comédia. Ele perdeu a cabeça“, comentou o diretor Judd Apatow, conhecido por “Ligeiramente Grávidos”.
Apesar da agressão, não foi feita queixa policial. O que será que vai acontecer?