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Relatório ‘What’s Next’ do TikTok aponta as tendências da plataforma para 2023

Documento mostra como as mudanças sociais influenciam a maneira como os profissionais de marketing desenham as estratégias das marcas na plataforma
Foto: Unsplah/Solen Feyissa

O TikTok divulgou o relatório ‘What’s Next’, que analisa como certos sentimentos sociais e culturais estão mudando e como isso influencia a maneira como os profissionais de marketing desenham as estratégias das marcas na plataforma. Para ler o documento na íntegra, acesse aqui.

Depois das mudanças provocadas pela pandemia, as pessoas perceberam que não precisam manter as mesmas normas sociais de antes. Alguns hábitos mudaram, como é o caso do trabalho presencial cinco dias da semana. Em 2022, muitas pessoas compartilharam histórias reais e pessoais relacionadas a todas essas mudanças e isso uniu comunidades e ajudou as pessoas a descobrir novas maneiras de pensar.

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O relatório aponta que no próximo ano as pessoas vão se inspirar umas às outras para instigar mudanças em suas vidas com confiança. O conteúdo no TikTok provoca identificação que as pessoas costumam agir com base no que assistem na página ‘Para Você’. 

“Este foi o ano em que as pessoas perceberam que não precisam viver suas vidas como sempre. E que podem ter diferentes pontos de vista e ideias que transcendem culturas no TikTok. No próximo ano, vamos ver mais disso, à medida que as comunidades ficam mais confiantes e inspiram mudanças positivas juntas. Tendo como pano de fundo o aumento do custo de vida em vários lugares do mundo, o relatório What’s Next indica que as pessoas buscarão novas maneiras de alcançar a felicidade e o bem-estar. E o TikTok será uma ferramenta para ajudá-las a encontrá-lo”, afirma Sofia Hernandez, chefe global de Soluções para Negócios do TikTok.

Sofia Hernandez, chefe global de Soluções para Negócios do TikTok. Foto: Divulgação

‘What’s Next’ mostra que em meio a uma economia em mudança, questões de saúde, clima e estresse pessoal, as pessoas vão procurar novos caminhos para o sucesso, felicidade e bem-estar. E o TikTok será uma ferramenta para ajudá-los a encontrar tudo isso.

O relatório prevê, com base em estudos de pesquisas globais, que três grandes tendência moldarão o TikTok em 2023: entretenimento ativo, espaços de alegria e construção de ideais em comunidade.

Foto: Hello I’m Nik/Unsplash

Entretenimento Ativo

De acordo com o estudo, as pessoas estão cansadas de chamadas enganosas e vídeos que começam com “espere até o fim” no interesse de compartilhar uma rotina. Os profissionais de marketing precisam oferecer mais em 2023 – isso significa fazer vídeos que chamem a atenção e ganhem confiança.

Capturar a atenção se resume ao valor de entretenimento de um vídeo. Anúncios no TikTok são considerados divertidos quando são engraçados e personalizados para os espectadores. Esses elementos criativos serão essenciais para impulsionar o sucesso na plataforma, pois o conteúdo que se concentra em um ponto de venda terá retornos decrescentes.

Ainda segundo o relatório, a comunidade TikTok adora ver conteúdo de pessoas relacionadas, ou seja, se um criador compartilhar características ou interesses com o público, o conteúdo será ainda mais relevante e significativo.

Em última análise, quando as marcas conseguem fazer anúncios bons, divertidos e envolventes, elas são capazes de melhorar a influência narrativa.

Foto: Hello I’m Nik/Unsplash

Abrindo espaço para alegria

O relatório mostra que pessoas reavaliaram suas relações com o trabalho, hobbies e relacionamentos, e muitos chegaram à mesma conclusão: eles estão esgotados. Eles querem criar um espaço real e significativo para si mesmos em 2023, e muito disso virá da priorização da alegria em todas as suas formas.

Os vídeos humorísticos estimulam a conexão entre as pessoas e a narrativa de histórias sem mencionar o poder que esses vídeos têm para ajudar os profissionais de marketing a alcançar o público. As tendências de áudio, em particular, permitem que as marcas engajem ainda mais com a comunidade.

De acordo com o TikTok, 92% das pessoas sentiram uma emoção positiva depois de assistirem a um vídeo e isso acabou resultando em uma ação fora da plataforma. 

A pesquisa mostra, ainda, que 41% das pessoas no TikTok afirmam que ‘levantar o ânimo’ é a chave para motivá-las a fazer uma compra. Globalmente, a alegria é um fator crescente nas decisões de compra. 

A pessoa deseja encontrar a felicidade, mesmo das menores maneiras. Ao criar conteúdo que os ajude a descobrir seus caminhos para a felicidade, as marcas podem se conectar melhor com o público e impulsionar o sucesso em 2023.

TikTok amplia duração máxima dos vídeos para 3 minutos

Foto: May Gauthier/Unsplash

Construção de ideais em comunidade

Segundo o relatório, a comunidade do TikTok ajuda as pessoas a se unirem ao redor desses novos interesses e prioridades. Dessa forma, uns conseguem ampliar os horizontes dos outros e inspirar, ainda mais, mudanças em duas vidas.

O documento ainda aponta que as tendências do TikTok facilitam e estimulam as conexões. Por exemplo, as pessoas costumam recorrer à plataforma para encontrar respostas a perguntas e necessidades específicas, como conselhos sobre namoro e dicas para pais.

Entre as pessoas no TikTok que tomaram uma ação fora da plataforma (como resultado de conversão), 71% afirmam que a plataforma mostra exatamente o que elas estão procurando.

OWhat’s Next’ revela que, para  2023, os profissionais de marketing devem se inclinar para a especificidade que torna as comunidades do TikTok especiais. E não devem ter medo na hora de segmentar as campanhas e identidades em camadas deixa o público com a sensação de mais compreendido e validado. 

Foto: Cottonbro/Pexels

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