Warner Music Group e TikTok anunciaram uma parceria inédita para expandir o contrato de licenciamento da Warner Recorded Music e Warner Chappell Music para TikTok, TikTok Music, CapCut e TikTok’s Commercial Music Library. As informações são da Variety.
O acordo marca uma mudança por parte de Robert Kyncl, que se tornou CEO do Warner Music Group no início do ano, para obter uma fatia maior do bolo do TikTok, que muitos executivos de gravadoras afirmam fornecer exposição para artistas.
Leia Mais:
- Canva anuncia parceria com Warner Music Group e Merlin para trazer hits musicais para plataforma
- Receita do Warner Music Group aumenta 4,6% no primeiro trimestre
- ‘O conservadorismo está fora de moda!’, diz Oana Ruxandra, do WMG, sobre a evolução da música
A Variety aponta que com o TikTok tendo iniciado seu próprio serviço de streaming, o TikTok Music — que até agora está disponível apenas no Brasil e na Indonésia — as gravadoras estão em posição de ter alguma influência para fazer com que a plataforma faça acordos mais favoráveis para a receita de seu aplicativo principal, como o serviço contará com a ajuda das delas na expansão do componente de streaming para os EUA, Reino Unido e outros mercados globais.
Com este novo acordo, Kyncl, que atuou como executivo-chefe do YouTube, parece estar exercendo essa influência, com o TikTok prometendo muito apoio em troca.
A parceria de vários anos e produtos “expandirá o nível de parceria, colaboração e inovação entre as duas empresas”, de acordo com um comunicado à imprensa. “Isso criará novas oportunidades de receita, marketing e insights para os artistas e compositores da WMG, enquanto aprofunda o envolvimento com o enorme público de fãs de música apaixonados do TikTok.”
O acordo de licenciamento inclui não apenas o novo serviço de streaming do TikTok, que está engatinhando nos mercados estrangeiros, mas também o CapCut, o aplicativo de edição de vídeo da plataforma.
O contrato ainda permitirá que o Warner Music Group use a geração de receita e as habilidades promocionais do TikTok, além de trabalhar com seus parceiros de marca. O acordo permitirá o desenvolvimento conjunto de modelos econômicos e fornecerá recursos de monetização como mercadorias, ingressos e produtos digitais para artistas e compositores da gravadora.
“Estamos felizes e empolgados com nosso próximo capítulo junto com o TikTok”, disse Kyncl. “Por meio dessa parceria expandida e significativamente aprimorada para ambas as empresas, podemos agregar maior valor aos artistas e compositores da WMG e aos usuários do TikTok.”
“Estamos muito entusiasmados com a parceria com o Warner Music Group para criar uma visão compartilhada para o futuro em que artistas, compositores, fãs de música e a indústria possam se beneficiar do poder da descoberta nas plataformas TikTok”, disse Shou Chew, CEO do TikTok.