Nesta quarta-feira (7), a Warner Music Group, uma das três maiores empresas da indústria musical global, divulgou planos para reduzir sua equipe em 10%, o equivalente a cerca de 600 funcionários. A ação faz parte de um plano de redução de custos de $ 200 milhões (cerca de R$ 992 milhões).
Leia Mais:
- Warner Music Group inaugura novo hub no Rio
- Megan Thee Stalion e Warner Music firmam modelo de parceria histórica; entenda!
- Warner Chappell Brasil firma parceria com a editora de Ivete Sangalo
- Robert Kyncl, CEO da Warner Music, diz que a IA impactará a indústria musical no próximo ano
Em comunicado, o CEO da empresa, Robert Kyncl afirmou que “o plano busca liberar fundos para reinvestir na música e acelerar o seu crescimento na próxima década”, com a meta de economizar aproximadamente $ 200 milhões anualmente até setembro de 2025.
Essas economias serão reinvestidas para impulsionar a indústria, enquanto a empresa busca estabelecer uma vantagem competitiva sustentável ao longo dos próximos anos.
Além dos 600 funcionários que serão demitidos, os cortes também terão impacto nos sites de notícias operados pela empresa, como Uproxx e HipHopDX, os quais estão previstos para serem vendidos em breve.
No trimestre fiscal mais recente, encerrado em 31 de dezembro de 2023, a Warner Music Group registrou uma receita de $1.748 bilhão, um aumento de 15,9% em relação ao ano anterior.
“Esses resultados refletem o impacto de nossos artistas no topo das paradas, compositores de sucesso, catálogo icônico e foco na execução de todas as nossas equipes. À medida que entregamos nosso plano para acelerar nosso crescimento, estamos nos tornando mais eficientes, aumentando a alavancagem operacional e liberando mais fundos para investir em música e tecnologia, o que, por sua vez, impulsionará um maior crescimento sustentável”, disse Robert Kyncl.
Além dos cortes de equipe, a WMG pretende aumentar os investimentos em artistas, compositores e tecnologia. Kyncl estabeleceu três prioridades estratégicas para a empresa: aumentar o envolvimento com a música, aumentar o valor da música e evoluir a forma como trabalham juntos. Essas prioridades incluem intensificar os esforços de descoberta e desenvolvimento de artistas e compositores, explorar novas estruturas de acordo com os serviços de streaming de música e desenvolver experiências de super fãs para estreitar os laços entre os artistas e seus seguidores mais dedicados.