O espólio de David Bowie assinou novo contrato com o grupo Warner Music, passando controle do catálogo de álbuns do artista para a empresa. Anteriormente, a Warner detinha apenas os direitos mundias de músicas lançadas pelo artista entre 1968 e 1999; direitos que foram adquiridos quando o selo Parlophone foi comprado pelo grupo em 2013.
Agora, através de um novo acordo de licenciamento, a Warner garante os direitos sobre o catálogo de Bowie que compreende também os lançamentos que aconteceram entre 2000 e 2016, ano de sua morte.
Os álbuns “Heathen”, “Reality”, “The Next Day” e “★”, ou “Blackstar”, estão entre as obras que, a partir de 2023, estarão sob o controle do grupo Warner Music. Todos eles foram originalmente lançados pela Sony Music. Os trabalhos de David Bowie lançados antes de 1968, como seu álbum homônimo de 1967 e uma série de singles e faixas perdidas, não fazem parte do acordo e estão fora do controle da Warner.
Leia mais:
- TikTok inclui músicas de David Bowie no seu catálogo em homenagem ao aniversário do artista
- David Bowie: além da Barbie inspirada em Ziggy Stardust, o single “Space Oddity” completa 50 anos e ganha nova mixagem
- Warner Music fecha acordo global de licenciamento com Kwai
- Madonna retoma parceria com a Warner Music Group
Confirmação e novos lançamentos
A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (16) através de um comunicado enviado a imprensa. No mesmo documento, a Warner também indica o lançamento de um novo box de David Bowie intitulado “Brilliant Adventure (1992 – 2001)”, que será parte da série de box sets “Era” e estará disponível para compra neste outono do hemisfério norte, ou seja, nos próximos meses.
“É uma honra incrível ter sido escolhido como administrador de um dos mais importantes e dinâmicos trabalhos na cultura moderna. O impacto da reinvenção e experimentação sem fim de Bowie continua a ressoar em todo o mundo – por meio dos gêneros que ele transformou, das músicas e sons atemporais que ele inventou e da influência imensurável que ele teve na música, arte e moda. Estamos entusiasmados com o fato de que nossa parceria ampliada com o espólio de Bowie nos ajudará a entregar projetos inovadores e abrangentes de carreira e atrair novas gerações para seu extraordinário universo musical,” disse Max Lousada, CEO de Recorded Music do Warner Music Group.