Vybbe anuncia o concurso cultural ‘A Vybbe é das Mina’, que tem como objetivo promover a maior visibilidade de compositoras mulheres no mercado musical brasileiro. As inscrições começam em 12 de março e vão até o dia 31, acesse aqui.
Leia Mais:
- Produtora do Xand Avião assina com Mari Fernandez e projeta crescimento em 2022
- Com foco no Nordeste, Xand Avião se torna empresário artístico
- Entrevista: Ray Veloso fala sobre estratégia de lançamentos de Zé Vaqueiro
A empresa tem como sócios os empresários Carlinhos Aristides, Everton Silveira, Kleryston Pontes e, o também cantor e diretor artístico, Xand A, vai escolher uma música selecionada que será gravada e produzida por um artista da Vybbe. Além disso, a compositora selecionada será convidada a participar do processo criativo de um dos projetos idealizados pela companhia.
“Há algumas semanas fizemos uma audição na Vybbe para escolher as músicas do meu novo trabalho e uma cena marcou muito a gente. Eram 100% de homens apresentando seus trabalhos. Nenhuma mulher naquele dia. Eu não sei até que ponto essa é uma realidade de todo o mercado, mas isso mexeu com as nossas placas tectônicas e resolvemos encontrar uma maneira de trazer esses talentos para perto de nós! Para fazerem parte da nossa Vybbe. Aí o marketing juntou o útil ao necessário e fez essa ação linda e importante acontecer no mês da mulher. É nossa forma de nos aproximar e de valorizar os talentos das compositoras que estão por aí pelo Brasilzão!”, destaca Xand, Diretor Artístico da Vybbe.
“O Xand problematizou o fato de termos poucas mulheres apresentando músicas pro próximo álbum dele. A equipe ficou profundamente estimulada a desenvolver uma ação eficaz para que a Vybbe possa ter representatividade feminina em todos os lugares. Nós, que somos maioria no marketing e na criação da empresa, tomamos como meta executar uma ação que sirva de caminho para aproximar as compositoras do Brasil do nosso universo criativo!”, declara Meli Daniel, Diretora de Comunicação da Vybbe.
“Nós temos grandes sucessos na carreira dos nossos artistas que foram compostos por mulheres e sabemos que essa força vai aumentar ainda mais os nossos resultados e a qualidade da arte que levamos ao nosso público. Queremos cada vez mais ter grandes artistas ao nosso lado. Em cima do palco, na composição e nos bastidores!”, conta Carlos Aristides, CEO da Vybbe.
Como fazer para participar?
As compositoras devem apresentar obras livres e registrar a obra musical pela Editora Vybbe como condição para o lançamento no mercado fonográfico.
Segundo o regulamento, a obra musical deve ser absolutamente inédita e não editada, sendo vedadas as versões e utilizações de sample. As participantes poderão inscrever até 05 (cinco) obras musicais, sendo vedado o envio de obras musicais com letras que firam a integridade moral e/ou física de terceiros.
No ato da inscrição, as participantes deverão preencher o formulário de inscrição e enviar o link da música inscrita. Além disso, para o cadastro ser validado é necessário o preenchimento de todas as informações solicitadas no formulário e a efetiva entrega da obra musical mediante fornecimento do link da guia (voz e violão ou produzida, com boa qualidade de áudio).
A participação de terceiros na elaboração da obra musical, assim como a autoria coletiva das composições, é permitida, desde que todas as pessoas envolvidas no projeto sejam mulheres, cisgênero ou transgênero. Se a música for composta por mais de uma compositora, os termos de percentuais deverão ser estabelecidos entre as participantes no ato da inscrição.
Como será o processo de seleção?
A seleção das obras musicais inscritas no concurso ‘A Vybbe é das Mina’ será realizada em duas fases.
Na primeira fase, a comissão técnica julgadora avaliará as obras inscritas e selecionará as 10 melhores. Já na fase 2, as 10 finalistas se apresentarão ao vivo em audição na Casa Vybbe, em Fortaleza, no Ceará, em data e horário previamente estabelecidos e apresentados pela Vybbe Sound, oportunidade em que a comissão julgadora artística elegerá a vencedora.
A empresa não será responsável por custear o deslocamento da finalista para a audição física em Fortaleza, podendo a finalista enviar um único representante para apresentar a obra musical ao júri artístico.