O VMA 2020 não teve Michael Jackson Video Vanguard Award, mas teve a estreia do TRICON Award! A MTV inaugurou seu novo troféu premiando a cantora Lady Gaga e ressaltando suas diversas habilidades. “Inesperada, inesquecível e impossível de parar”, falou a MTV ao anunciar o prêmio para a popstar. Em seu discurso de agradecimento, Gaga relembrou sua trajetória – nem sempre reconhecida como brilhante.
“Eu nunca imaginei que poderia ganhar um prêmio como esse, que me honrasse por tudo que sou. (…) Eu espero que as pessoas que estão em casa, que também têm sonhos, saibam que vocês também podem fazer isso. Eu sei que um novo tempo está surgindo e sei que a cultura pop vai inspirar todos vocês. A arte vai empoderar todos vocês”, declarou.
A modelo Bella Hadid ficou responsável por entregar o troféu, ressaltando as qualidades de Gaga como compositora, cantora, performer, atriz e militante. “Hoje celebramos seus talentos com o MTV TRICON Award”, disse Hadid.
“Lady Gaga é uma força única, uma artista multifuncional como nenhuma outra”, destacou a própria MTV.
Um VMA diferente na história da MTV
Por conta da pandemia do coronavírus, a MTV teve que pensar em uma maneira diferente de realizar o VMA 2020. O governador de Nova York, Andrew Cuomo, só autorizou a realização da cerimônia em junho.
Inicialmente, ela aconteceria no Barclays Center, no Brooklyn, mas a produção mudou de ideia para preservar a saúde e a segurança de todos os envolvidos. Assim, o VMA ganhou diversos palcos espalhados por Nova York nesta edição – todos com “plateia limitada ou inexistente”.
Segundo o New York Post, todos os artistas e suas equipes foram instruídos a usarem máscaras nos bastidores e respeitarem o distanciamento social. Para fiscalizar e garantir o cumprimento das regras, policiais foram destinados para as locações da premiação.
Artistas envolvidos no VMA 2020
A atriz Keke Palmer, destaque do filme “Os Golpistas”, foi a escolhida para ser anfitriã do VMA 2020. Mas vários artistas foram convidados para aparecerem como apresentadores ao longo da cerimônia: Anthony Ramos, Bebe Rexha, Bella Hadid, Drew Barrymore, Jaden Smith, Joey King, Kelly Clarkson, Machine Gun Kelly, Madison Beer, Nicole Richie, Sofia Carson e Travis Barker.
A lista de performances deste ano inclui Ariana Grande, Black Eyed Peas, BTS, CNCO, DaBaby, Doja Cat, Lady Gaga, Maluma, Miley Cyrus e The Weeknd. Os cantores J Balvin e Roddy Ricch chegaram a ser anunciados, mas cancelaram suas participações uma semana antes.
Chloe x Halle, Jack Harlow, Lewis Capaldi, Machine Gun Kelly (com Travis Barker e Blackbear) e Tate McRae também caíram nas graças da MTV. Eles foram convidados para se apresentar no pré-show.