Luisa Sonza e Vitão lançaram uma música e um clipe de surpresa na meia noite de quinta para sexta (12/6). O horário não atrapalhou em nada: o vídeo foi visto um milhão de vezes nas primeiras 12 horas. Os cantores haviam armado uma estratégia de marketing que garantiria todas as atenções. De repente, todo mundo queria ver Luisa Sonza e Vitão juntos.
No clipe, os cantores entregam tudo que é esperado depois de uma semana de fofocas: amassos, pegação e sensualidade. Tem tudo a ver com a música, mas também tem tudo a ver com a história que eles criaram para a mídia ao longo da semana. Luisa Sonza e Vitão passaram a quinta-feira inteira nos trending topics do Twitter – o que respingou até no ex-marido dela, Whindersson Nunes – e permaneceram entre os assuntos mais comentados depois da estreia. “Flores”, a música em questão, é o assunto do momento. O clipe está em 1º lugar na lista “em alta” do YouTube.
Como Luisa Sonza e Vitão chegaram lá?
A estratégia de Luisa e Vitão apostou no engajamento orgânico do interesse do público. No último fim de semana, “vazou” uma foto dos dois cantores juntos na mansão dela em São Paulo. Não foi preciso mais que isso. Tudo quanto é perfil de fofoca no Instagram replicou a imagem, especulando sobre um caso entre os dois. Luisa Sonza está recém-separada de Whindersson, então um novo namoro – em plena pandemia – era tudo que o público precisava para se distrair. O caso ganhou ainda mais repercussão quando Leo Dias, o maior jornalista de celebridades do país, replicou a foto. Pronto, todo mundo só falava disso.
Os ingredientes eram todos perfeitos: uma popstar recém-separada, um cantor que era amigo do ex-marido dela e um suposto “flagra”. Agora se sabe que, obviamente, a foto foi armada e calculada. Procurada, a assessoria de Luisa Sonza até que falou a verdade: “os dois cantores estão trabalhando em um projeto juntos”. Mas não era nisso que as pessoas escolheriam acreditar – e a equipe deles sabia disso. Muitos dos memes gerados davam conta de que o projeto era um bebê. Ou seja…
Ao longo da semana, Luisa Sonza e Vitão deram mais conteúdo para o público comentar. Na terça à noite, postaram stories de uma mesma pizza, dando a entender que estavam juntos. Era fácil ligar os pontos e concluir que estavam passando a quarentena juntos. Toda a comunicação fazia entender que, sim, eles estavam vivendo um romance. Na quinta-feira, para completar, eles postaram uma selfie juntos. Para muitos, foi a confirmação do namoro – o suficiente para virarem trending topics. À noite, Leo Dias chegou a dar o “furo”: eles lançariam uma música. Mas o post foi apagado – a pedido da equipe dos artistas.
PEGADINHA DO MALANDRU 🤓
— VITÃO (@vitao) June 12, 2020
ERA MÚSICA CARAI HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAG
— Luísa Sonza #FLORES 🌸 (@luisasonza) June 12, 2020
A estratégia nem é nova
O pior é que Vitão já havia feito exatamente isso quando lançou o single “Complicado”, com a Anitta, em 2019. A música se tornou uma das mais tocadas e apresentou o cantor para o grande público, depois de uma estratégia de marketing similar. Antes do lançamento, o jornalista Leo Dias divulgou um vídeo de Anitta e Vitão se beijando nos bastidores da gravação. O material sugeria que eles estavam ficando de verdade. De fato, ambos confirmaram que ficaram mesmo – mas obviamente aquilo também foi usado para promover o trabalho. Muito mais marketing do que outra coisa.
“Complicado” atualmente está com 64 milhões de visualizações no YouTube. O áudio no Spotify, por sua vez, contabiliza 57,8 milhões de streams. E, durante a divulgação do single, Anitta e Vitão continuaram explorando o suposto romance. Em fevereiro deste ano, eles se apresentaram no festival Planeta Atlântida e o dueto virou notícia justamente porque ficou a dúvida se eles haviam se beijado ou não no palco. Deu certo com “Complicado” e deu certo de novo com “Flores”.