in ,

Vídeo de youtuber usando ‘blackface’ enquanto dançava “Single Ladies” de Beyoncé ressurge nas redes sociais

Colleen Ballinger está sendo acusada de racismo durante as filmagens de série da Netflix

Foto: @colleen (Instagram)

A youtuber Colleen Ballinger está enfrentando alegações de comportamento impróprio, incluindo aliciamento e racismo, por conta de supostos episódios que aconteceram durante as gravações de “Haters Back Off“, sua série para a Netflix. A história ficou pior nesta quarta-feira (05), quando um vídeo no qual Ballinger aparece usando ‘blackface’ enquanto interpreta a música “Single Ladies (Put a Ring on It)”, de Beyoncé, ressurgiu nas redes sociais.

Foto: @colleen (Instagram)

LEIA MAIS: 

O vídeo – originalmente compartilhado pela influenciadora Paige Christie em sua conta no Twitter – permanece não listado na página de Ballinger no YouTube. Ele só pode ser acessado por meio de um código QR encontrado no livro de Ballinger, “My Diarrhe“, e foi visualizado pelo site The Messenger.

Blackface” é o nome dado a prática de ridicularizar pessoas negras para o entretenimento de brancos. Era comum, no século 19, humoristas brancos pintarem seus rostos com tintas pretas ao interpretarem personagens negros de forma estereotipada e jocosa. Essa prática racista também impedia que atores negros fossem escalados para papeis no cinema e na televisão. Para personagens negros, escalavam-se atores brancos que tingiam suas peles com tinta.

Esse realidade sofreu alterações no decorrer dos anos, mas vigorou no entretenimento até o final do século passado. O movimento negro e uma maior consciência a respeito de questões raciais fez com que o “blackface” fosse recriminado nas últimas décadas.

Acusações

April Quioh, ex-assistente de roteiristas do programa “Haters Back Off“, de Ballinger, na Netflix, em 2016, recentemente alegou que Ballinger usou palavras racistas no set e exigiu que todos os personagens principais fossem interpretados por atores brancos. Ballinger também é acusada de insistir que a série da Netflix limitasse a quantidade de pessoas negras entre os figurantes, alegando que a presença deles seria “distrativa“.

Foto: Netflix

Após várias acusações de aliciamento envolvendo menores, Ballinger respondeu por meio de uma música compartilhada em seu canal no YouTube na semana passada. No vídeo, ela toca ukulele e nega as acusações, afirmando que não seguirá o caminho de admitir mentiras e rumores inventados por influenciadores.