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VidCon São Paulo: ‘Uma grande celebração da cultura digital, unindo fãs, criadores e a indústria’, diz Fabricio Proti, da Paramount

O evento acontece entre os dias 07, 08 e 09 de julho de 2023, no São Paulo Expo, na capital paulista, local onde a cultura digital ocupa o centro do palco e os principais criadores digitais do país, inovadores de plataforma e seus fãs convergem

Fabricio Proti, Vice-Presidente Sênior de AD Sales para AVOD & Pay TV na América Latina & Gerente Geral da Paramount no Brasil. Foto: Reprodução/LinkedIn

Pela primeira vez no Brasil, a VidCon São Paulo acontece entre os dias 07, 08 e 09 de julho de 2023, no São Paulo Expo, na capital paulista, local onde a cultura digital ocupa o centro do palco e os principais criadores digitais do país, inovadores de plataforma e seus fãs convergem. Os ingressos, que se dividem nas categorias Comunidade e Indústria, estão disponíveis no site, acesse aqui.

VidCon São Paulo. Foto: Divulgação.

Idealizado pela Paramount e Dream Factory, o evento que nasceu nos Estados Unidos, já teve edições no México, Emirados Árabes, Singapura e Austrália. No Brasil, a primeira VidCon estava prevista para acontecer em 2021, no entanto, a pandemia da covid-19 adiou os planos para este ano.

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Segundo Fabricio Proti, Vice-Presidente Sênior de AD Sales para AVOD & Pay TV na América Latina & Gerente Geral da Paramount no Brasil, o período de adiamento da VidCon no Brasil fez com que a equipe pudesse se aprofundar nas pesquisas e entender o mercado da Economia Criativa.

“O Brasil sempre esteve no radar da VidCon internacional, agora a pandemia que nos fez parar e criou um hiato. A primeira edição era para ser em 2021 e esse tempo que a gente teve durante a pandemia, nos fez se aprofundar mais em pesquisa e entender o mercado. A gente criou um adverse board, formado por jornalistas, creators, profissionais da indústria de marketing, plataformas, agências para nos orientar na seleção e  na pesquisa de temáticas dos painéis. Eu acredito que, por esse lado, a gente conseguiu ter bastante pesquisa e entendimento de mercado”, disse Fabricio Proti.

Fabricio Proti, Vice-Presidente Sênior de AD Sales para AVOD & Pay TV na América Latina & Gerente Geral da Paramount no Brasil. Foto: Reprodução/LinkedIn

Fabricio Proti ainda conta que o Brasil é um país declarado com mais de 10 milhões de pessoas que trabalham como influenciadores, como creators, atrás apenas dos Estados Unidos. 

“A gente observa a popularidade das plataformas sociais, o tempo que as pessoas gastam e, acima de tudo, também dados aí interessantes do mercado que o brasileiro é mais influenciado por esses creators do que qualquer outro povo no mundo. Então, tudo isso constrói o potencial da VidCon no Brasil”, declara Fabricio.

A Economia Criativa é um pilar extremamente importante no Brasil. De acordo com Fabricio Proti explica que esse mercado é horizontal em qualquer pilar da Indústria de Comunicação e Marketing e que o país é muito desenvolvido nesse setor.

“Quando a gente observa o que é a VidCon nos Estados Unidos e no México, guardada às devidas proporções, o Brasil tem um mercado, uma relação de agências, que fazem um trabalho especializado, muito profissional e desenvolvido. Os próprios creators… O Brasil tem os maiores creators do mundo, eles têm holdings, empresas, marcas, tem a sua linha de produtos… Então, é uma indústria muito desenvolvida e que também permite a inclusão social. A gente tem o caso da Blogueira de Baixa Renda, que vai ser uma MC no evento. A história dela é incrível”.

Fabricio Proti, Vice-Presidente Sênior de AD Sales para AVOD & Pay TV na América Latina & Gerente Geral da Paramount no Brasil. Foto: Divulgação.

As atrações do evento da VidCon São Paulo

As atrações da VidCon São Paulo são produto do tempo de estudo e pesquisa que a equipe pode ter, devido à mudança de data por conta da pandemia da covid-19, como destaca Fabricio. O executivo ainda enfatiza que o evento vai representar o universo da Creator Economy de “forma legítima”

Manu Gavassi. Foto: Divulgação

“O primeiro dia, o da Indústria, na sexta-feira, a VidCon vai falar sobre os creators, seus fãs e a indústria que sustenta o ecossistema. Esse dia começa com o foco muito pautado no aspecto econômico, cases, histórias de sucessos de Manu Gavassi, que vai contar sua experiência com marcas e como isso se estruturou. É um dia muito especial, porque no final é a indústria que sustenta tudo isso”, disse o executivo. 

“Os três dias se propõe a ser abrangente sem aquela densidade que torna o assunto muito técnico, é o primeiro ano, a ideia é a gente construir e dividir o conhecimento, desenvolver o mercado de uma forma mais homogênea”, completa.

Foto: Divulgação

Ao todo, serão 27 sessões no dia da Indústria e mais de 13 horas de programação. Já no dia da Comunidade, são 48 sessões e, além dessa troca de experiência que vai inspirar e profissionalizar o mercado, a VidCon também é sobre experiência

“Nós chamamos de ‘Seu feed na vida real’, é uma grande celebração da cultura digital, unindo fãs, criadores e a indústria, e parte da experiência a gente concretiza através dos Meet & Greets, que é uma fortaleza, conhecido globalmente, que é o momento do fã chegar lá e tirar foto com aquela celebridade que o digital aproxima. São 18 sessões de Meet & Greets no decorrer dos três dias e tem surpresas que a gente está acabando de finalizar. Mas vai ter, por exemplo, o Porta dos Fundos vai fazer um stand up”.

Foto: Divulgação

TikTok na VidCon SP

O TikTok também estará presente no evento. O Líder de Marketing de Categoria e Criadores no TikTok América Latina, Gabriel Simas, participa do painel, que acontece no evento, às 10 horas de sexta-feira (7).

O tema abordado será como o conteúdo de formato mais curto está transformando a maneira como as marcas interagem com os públicos e os ampliam e sobre como podem aproveitar a plataforma para se relacionar melhor com clientes. Participam também, os criadores Cauã Macedo, Dante Olivier e João Vitor Mello, que vão falar sobre como o TikTok tem impactado a produção e o consumo de conteúdo.

TikTok. Foto: Unsplash

“A experiência dos criadores é muito importante para o TikTok. Queremos proporcionar as melhores oportunidades, dentro e fora da plataforma, oferecendo um espaço em que podem criar conteúdo diverso e criativo que reflita também no offline. Levar criadores para a VidCon US foi uma forma de mostrar como o TikTok pode proporcionar situações inéditas para pessoas já conhecidas. Durante a VidCon no Brasil queremos reforçar como o TikTok está moldando a forma de se criar conteúdo, ao mesmo tempo em que potencializa o alcance de criadores. Um dos painéis que participaremos, por exemplo, vai discutir um tema super atual e relevante: como o conteúdo de formato mais curto transforma a maneira como as marcas interagem com os públicos. E, claro, como criadores e marcas podem aproveitar melhor o TikTok para interagir com as audiências de interesse”, afirma Gabriel Simas, Líder de Marketing de Categoria e Criadores no TikTok América Latina.

Gabriel Simas, Líder de Marketing de Categoria e Criadores no TikTok América Latina.  Foto: Reprodução/LinkedIn

 O TikTok levou duas criadoras do Brasil para viverem a experiência da VidCon nos Estados Unidos, a Malu Borges  e a Paloma Souza. Além disso, a plataforma promoveu um concurso os usuários soltarem a criatividade, com a hashtag #TikTokVidcon, que premiou o vencedor com uma ida para a VidCon US custeada pelo aplicativo.

O futuro da VidCon no Brasil

Ainda de acordo com Fabrício Prioti, a VidCon é um projeto de longo prazo no Brasil. A companhia quer construir a marca no Brasil com a ideia de fazê-la recorrente. Nos Estados Unidos, a última edição aconteceu nesse último mês. No país norte americano tem duas edições, uma na costa leste e outra na oeste. 

Quanto questionado sobre os planos de uma nova edição no Brasil, Fabrício responde que “tudo vai depender de como vai ser feita a primeira VidCon”. Segundo o executivo, a ideia da companhia é fazer bem feito, com qualidade, surpreender os fãs, os creators e os anunciantes. 

Foto: Divulgação