“Verdades Secretas II” estreia na quarta (20/10) na Globoplay – como a primeira novela brasileira feita para o streaming. Mas o público pode esperar uma forte influência do cinema neste retorno de Angel (Camila Queiroz). Tudo saiu da cabeça da diretora de TV Amora Mautner, escalada para a direção geral da novela.
Leia mais:
- Walcyr Carrasco diz que público ficará surpreso com “Verdades Secretas 2”
- Verdades Secretas 2: Agatha Moreira precisou de ajuda nas cenas de sexo
- “Verdades Secretas 2” ganhará versão ainda mais ‘hot’ no streaming
- Camila Queiroz rebate jornalista por críticas à sua atuação em “Verdades Secretas”
1. Diretores de cinema
Amora Mautner convidou três diretores de cinema para trabalharem com ela em “Verdades Secretas II”: Gabriela Amaral Almeida, Fellipe Barbosa (do filme “Casa Grande”) e Bruno Safadi.
Juntos, eles comandaram uma linguagem diferente da que o público está acostumado a ver na TV. “É um estilo de filmar que enfatiza os elementos estéticos e cria uma ar artificial. Uso cenário, luz, figurino para criar uma atmosfera não realista, narrar o que não está sendo dito e abrir espaço para elementos estranhos”, Amora disse ao jornal O Globo.
2. David Lynch é referência
Obras do cineasta David Lynch foram usadas como referência para “Verdades Secretas II”. Amora assistiu a filmes sugeridos por sua parceira de criação Raphaela Leite. As referências foram principalmente para o uso de “matte paiting”, espécie de computação gráfica artesanal.
3. Douglas Sirk também
O cineasta alemão, conhecido como rei de melodramas dos anos 1950, é uma referência constante para Amora Mautner. Ela já o citou também em outros trabalhos.
4. Escalação de Maria de Medeiros
Marieta Severo não está em “Verdades Secretas II”. A Globo escalou a atriz portuguesa Maria de Medeiros para interpretar Blanche, a nova dona da agência de modelos. Maria de Medeiros é conhecida por filmes famosos como “Henry e June”, de Philip Kaufman, e “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino.
5. Formato do projeto
Novelas são “obras abertas”, escritas a partir das interferências da resposta do público. Isso significa, que dependendo da aprovação ou rejeição, personagens ganham ou perdem destaques, casais ficam juntos ou se desfazem, e o arco narrativo de alguns personagens pode ser totalmente alterado. Com “Verdades Secretas II”, não. Ela foi projetada como no cinema: uma história completa, com início, meio e fim, sem se submeter às vontades e necessidades da audiência. Isso foi possível porque ela foi pensada para o streaming e não para a TV.