O Instagram divulgou nesta segunda-feira (4) o ‘Vem na Trend 2024’, uma visão e opiniões vindas da Geração Z sobre as tendências que devem impulsionar a cultura global no próximo ano.
Neste ano, o Instagram realizou em parceria com a WGSN, uma pesquisa abrangente nos EUA, Reino Unido, Brasil, Índia e Coreia do Sul, sobre tópicos, problemas e tendências para a GenZ e identificou o que o usuário pode esperar ver na plataforma em 2024 — desde comportamento até relacionamentos e consumo de conteúdo. O estudo foi realizado com jovens de 16 a 24 anos.
De acordo com o Instagram, em 2024, os usuários da Geração Z vão em busca do crescimento pessoal, já que estão encarando o próximo ano como uma oportunidade para trabalhar autoaperfeiçoamento, autonomia e bem-estar. Além disso, ainda segundo a pesquisa, eles estão procurando fortalecer seus relacionamentos pessoais e procurar novos espaços para construir as suas comunidades e relacionamentos.
Leia Mais:
- Instagram anuncia ‘Modo Silencioso’ e mais novos recursos
- Descubra como usar as hashtags do Instagram para melhorar o desempenho dos conteúdos
- Instagram lança opção de incluir pronomes na bio do perfil
Confira alguns dos principais dados do Brasil da pesquisa:
Comportamento: Como os jovens da Gen Z usam as redes sociais
- No Brasil, a Geração Z está mais interessada em usar as redes sociais ‘para ficar por dentro das tendências’ em comparação aos outros países que participaram da pesquisa.
- A Geração Z quer se sentir mais próxima das celebridades e influenciadores favoritos, e enviar uma mensagem direta (DM) é, de acordo com a pesquisa feita pelo Instagram, uma maneira de mostrar isso. No Brasil, 68,3% dos jovens já enviaram uma DM para uma celebridade.
- Três em quatro pessoas da Geração Z se consideram parte de um fandom no mundo todo. Os principais deles estão relacionados a: Programa de TV/anime (32%); Cantores/Bandas (28%); Videogames (23%).
- Quando questionados sobre ‘qual você acredita ser a melhor maneira de fazer mudanças’, os resultados foram divididos quase igualmente entre ‘votação’ (28%) e ‘ativismo nas redes sociais’ (27%).
Relacionamento: Como GenZ usa o Instagram para se conectar
- Manter contato com amigos e familiares é o principal motivo pelo qual a Geração Z planeja usar as redes sociais em 2024.
- Depois de conhecer alguém, 28% dos jovens da Gen Z tomam a iniciativa de seguir um ao outro no Instagram. Quando questionados sobre por que gostam de trocar follow na plataforma, as principais respostas foram: “parece mais casual” e “é mais conveniente”. No Brasil, as duas opções mais votadas foram: 1) Trocar números de telefone/Whatsapp (40,6%); 2) Trocar follows no Instagram (28,1%).
- Quando questionados sobre a sua forma preferida de se aproximar de alguém no Instagram, 1/3 dos brasileiros da Gen Z preferem ‘Dar like nos stories’.
- 32% da Geração Z do mundo todo dá like nos stories do crush na hora de flertar. Os brasileiros são os mais corajosos, sendo os mais propensos entre todos os países pesquisados a ‘responder ao stories da paquera’ e ‘mandar uma mensagem ou meme para alguém que amam’.
Conteúdo: Quais conteúdos eles interagem/consomem/engajam
- Quando questionados sobre qual foi a dica de beleza favorita aprendida nas redes sociais, a maioria da Geração Z disse ‘Um novo penteado’ (26%). Esta também foi a escolha mais popular entre os homens (27%). A segunda resposta foi ‘cuidados com a pele’ (16%).
- 19% da Geração Z desejam ver mais conselhos de vida de seus criadores de conteúdo favoritos. Principalmente na Índia (25%) e no Brasil (22%). As mulheres entrevistadas têm quase duas vezes mais probabilidade do que os homens de querer ver mais conteúdos ‘get ready with me’ em 2024.
Veja os emojis mais usados no Instagram no Brasil: