Challenges, receitas, aulas, making of, clipes, os vídeos se tornaram uma grande ferramenta e engajamento e um lugar infinito de possibilidades. Se tornou comum para os usuários passarem horas no celular, assistindo a milhares de criadores de conteúdo. E essa tendência não é individual. A pesquisa “Inside video”, lançada pela Kantar IBOPE Media em 2021, mostrou que os brasileiros tiveram um aumento no consumo de vídeo nunca antes visto.
Leia mais:
- Instagram inicia teste de aba única para vídeos no Brasil
- Facebook Reels: como os criadores podem ganhar dinheiro?
- #POPlineBizTrends destaca os conteúdos virais do Reels da semana
A pesquisa destacou que 80% dos brasileiros assistiram vídeos online gratuitamente nos últimos anos, que 72% dos brasileiros consumiram vídeos através das redes sociais nos últimos anos, e que 60% dos internautas assistiram a mais vídeos e TV online, gratuitamente, durante o distanciamento social.
As transformações dos últimos anos influenciaram as indústrias por completo, incluindo o setor da música. E abriram portas para novas formas de criar, ensinar e aprender, incluindo o vídeo em todo esse processo. As lives, por exemplo, foram responsáveis por aproximar o público em um evento real, mas que acontecia virtualmente. De acordo com a Meta, o formato ao vivo registrou um aumento de 70% de consumo.
Segundo a dona do Facebook e Instagram, o formato continua em crescimento, contando agora com novas formas de contar uma história. Seja em vídeos curtos ou em lives de horas, as pessoas se conectam com o vídeo, sendo uma das formas favoritas para absorver conteúdo. Segundo estudo da Insivia, os espectadores retêm 95% da mensagem quando assistem um vídeo, enquanto a retenção é de apenas 10% quando leem um texto.
Assim, percebendo esse crescimento e como o vídeo se tornou essencial para o indústria, a Meta promoveu um evento intitulado “Edu Talks”, que reuniu especialistas do setor para mostrar a relevância de incluir vídeo em estratégias de marketing e como o formato pode criar conexões, alcançar mais pessoas e alavancar os resultados de negócio.
Com apresentação de Sandro Cachiello e Paula Matta, Líderes da Indústria de Educação na Meta, o evento contou com a participação de Bruno Rufino e Renato Maria, Gerentes de Marketing e de Produto da Meta, que trouxeram insights relevantes sobre o crescimento do consumo de vídeo nos últimos anos, novos formatos de vídeo e a importância deles para o consumidor.
O Edu Talks também trouxe os criadores da Foodmakers & Sal de Flor para mostrar, na prática, como os vídeos conseguem conectar marcas, pessoas e gerar resultados reais através do caso de sucesso: “FoodMakers cria estratégia de conteúdo de vídeo robusta e ganha muita popularidade no Facebook”. Clique aqui confira o vídeo do evento na integra!