Foto: Reprodução Internet
in ,

Há 25 anos: veja o que acontecia no Brasil quando Simone lançou “Então é Natal”

1995 foi um ano marcante na música, TV, cinema, tecnologia e política do país

O Natal da família brasileira nunca mais foi o mesmo desde que Simone lançou o hino “Então é Natal”. Em 1995, a cantora explodiu em vendas com o álbum “25 de Dezembro”, repleto de canções natalinas, vendeu mais de 1,5 milhões de cópias e tornou-se a “Mariah Carey tupiniquim”. Quem nunca enviou memes para os amigos com a icônica foto da capa do disco?

Foto: Reprodução Internet

Você pode amar ou odiar “Então é Natal”. Mas é inegável que esta é a trilha sonora oficial do nosso Natal há 25 anos. Por isso, o POPline elencou uma lista com 25 acontecimentos – na música, TV, cinema, tecnologia e política – no Brasil de 1995. Será que você lembra de tudo isso?

Surgimento dos Mamonas Assassinas

Falar sobre 1995 sem começar por Mamonas Assassinas é praticamente impossível! A banda chegou com tudo, estreou seu álbum autointitulado e quebrou recordes de vendas no país. Não tardou muito para que eles fossem disputados pelos principais programas de TV, como o “Domingão do Faustão”:

Todo mundo conhecia as letras, as dancinhas, o jeito de cantar. Crianças, jovens e idososestavam apaixonados pela banda. Mas o sucesso deles, infelizmente, não durou muito tempo porque em 1996 a banda sofreu um acidente de avião que vitimou todos os integrantes. Vinte e cinco anos depois, as músicas seguem no imaginário de todos os brasileiros.

Gloria Groove estava nascendo

1995 também foi o ano de nascimento de cantoras para lá de talentosas que fazem muito sucesso atualmente! A capricorniana Gloria Groove, por exemplo, chegou a este mundo no dia 18 de janeiro!

Lexa também!

Lexa, por sua vez, nasceu no dia 22 de fevereiro. Uma aquariana festeira!

Ludmilla…

Já a rainha da favela Ludmilla é uma taurina de 24 de abril.

… E até Marília Mendonça!

E, pra completar, a leonina Marília Mendonça! A cantora, rainha da sofrência, nasceu no dia 22 de julho e está aí o motivo de suas músicas serem cheias de paixão.

Estreia de “Malhação”, novela voltada para o público jovem

“Malhação” estreava naquele ano com Carolina Dieckmann e Danton Mello como protagonistas. A Globo apostava em uma nova linguagem e dialogava com os adolescentes daquela época. Lulu Santos emplacava “Assim Caminha a Humanidade” como tema de abertura. Impossível alguém não conhecer este hit.

“Carlota Joaquina” e a retomada do cinema brasileiro

Se hoje os filmes nacionais disputam com as produções internacionais o topo do ranking de bilheteria, nos anos 90 não era bem assim. Porém, o filme “Carlota Joaquina – Princesa do Brasil”, protagonizado por Marieta Severo, veio para reverter essa situação! Isso porque, ao estrear em 1995, a sátira representou a retomada do cinema brasileiro e atraiu milhões de espectadores.

Economia crescendo!

Em 1995 a presidência do Brasil era ocupada por Fernando Henrique Cardoso, que deu continuidade ao “Plano Real” e manteve a inflação em baixa. Foi um governo marcado pelas privatizações, mas que também promoveu ainda mais o desenvolvimento econômico brasileiro e permitiu uma maior integração do país no mercado mundial. Bem diferente do que vemos hoje…

Foto: Reprodução Internet

Internet com uma nova cara!

O Windows que conhecemos hoje é bem diferente daquele que surgiu há 25 anos atrás. Ainda assim, não deixa de ser um marco importante! Em 1995 a Microsoft lançava o “Windows 95”, que conquistou seu espaço não só nas empresas, mas também nos lares de muitos brasileiros. Ele era bem lerdinho e cheio de instabilidade, mas era o que tínhamos no momento. Ganhou até reportagem do “Jornal Nacional”, que à época ainda contava com Cid Moreira na bancada.

O “Tinder” de hoje foi o “Disque Amizade” de ontem

Imagine um mundo sem smartphones e os aplicativos de hoje? Em 1995 as pessoas usavam o famoso “Disque Amizade”. Era só discar 145 e se divertir, conversando com várias pessoas na linha. Muitas amizades, namoros e até casamentos surgiram de lá. Igualzinho no Tinder e outros apps, não é mesmo?

Rolling Stones fez seu primeiro show no Brasil…

A banda britânica Rolling Stones já passou pelo Brasil algumas vezes, mas a estreia aconteceu em 1995. Mick Jagger, Keith Richards e seus companheiros se apresentaram no Pacaembu e Maracanã, dentro do extinto festival Hollywood Rock.

… e a Legião Urbana o último

Já a Legião Urbana estava realizando sua última apresentação ao vivo em Santos. A despedida, no entanto, não aconteceu de forma planejada. A verdade é que Renato Russo já estava muito debilitado após ser diagnosticado com HIV e isso fez com que a banda, sem querer, deixasse os palcos de forma definitiva após esse show.

Surge a banda CPM22

CPM22, que antes era apenas CPM, estava surgindo na cidade de Barueri, em São Paulo. A banda foi uma das maiores da cena pop/rock na virada dos anos 2000.

Planet Hemp fazia fumaça com “Legalize Já”

Além disso, 1995 foi o ano em que “Legalize Já” estourou e o Planet Hemp foi parar nas páginas policiais por apologia ao uso de maconha. Ah, e eles também ganharam um disco de ouro por “Usuário”!

“Você jogou fora o amor que eu te dei…”

E Raça Negra estava lançando “É Tarde Demais”, que até hoje é uma das canções mais famosas do grupo de pagode. Como não lembrar do piti de Luiza Ambiel em “A Fazenda 12” quando outros peões cantaram a música dentro do reality? Segundo a ex-modelo, o vocalista Luiz Carlos compôs esta música para ela. Fato desmentido por ele posteriormente. Xiii…

Quem não segurou o tchan em 1995?

Levante o dedo quem não se acabou de dançar com as músicas do É o Tchan, que à época ainda se chamava Gera Samba! O axé da Bahia tomava conta do Brasil e o grupo estourou com hits como “Pau que Nasce Torto”. Toda festinha tinha que ter os “covers” de Carla Perez, Jacaré e Débora Brasil. Bons tempos!

“Boquinha da Garrafa”, da Companhia do Pagode, também estava estourada

E o hit “Boquinha da Garrafa”, que ainda toca nas festinhas até hoje, estava sendo lançado pela Companhia do Pagode!

Primeira edição do MTV Video Music Brasil

E acontecia a primeira edição do MTV Video Music Brasil. Pensada para ser uma versão brazuca do famoso MTV VMA, a premiação teve como grande vencedora Marisa Monte, que levou cinco prêmios (incluindo Vídeo do Ano) por “Segue o Seco”. Além da cantora, nomes como Titãs, Raimundos , Sepultura, Planet Hemp e até uma dobradinha entre Gilberto Gil e Nação Zumbi estiveram entre as performances.

Zezé Di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo e Chitãozinho e Xororó lançavam o show “Amigos”

O famoso show “Amigos”, que reunia Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo teve sua estreia em 1995! Os sertanejos se apresentaram juntos ente 1995 e 1998 na programação de fim de ano da Globo! Vale dizer que, em 2019, os integrantes anunciaram o retorno do projeto e fizeram uma turnê pelo Brasil.

E o sertanejo romântico estava por conta de João Paulo & Daniel

E se Marília Mendonça faz sucesso com seus hits sofrência hoje, em 1995 a dupla João Paulo & Daniel também estava encantando como mundo com a música “Estou Apaixonado”! O sucesso deles se estendeu até 1997, quando João Paulo foi vítima de um acidente de carro.

Sandy & Junior entrava na adolescência

A dupla Sandy & Junior já não era mais tão crianças e começavam uma nova fase na carreira, dialogando com o público juvenil. Neste ano os irmãos lançavam o álbum “Você é D+”, do sucesso “Vai Ter Que Rebolar”!

Ivete Sangalo pela primeira vez no “Domingão do Faustão”

Em 1995 Ivete Sangalo ainda estava na Banda Eva e, pela primeira vez, foi ao “Domingão do Faustão”. Olha só que “beleza rara”!

Asa de Águia emplacou “Xô Satanás”

Outro sucesso que estava dando o que falar era “Xô Satanás”, da Asa de Águia! A banda lançou um álbum com o mesmo nome da música numa pega para lá de gótica!

E o Raimundos queria ver o ôcooooooo!

Já a banda Raimundos estava dando uma nova cara ao rock nacional com o álbum “Lavô tá novo”. Na época todo mundo cantava a música “Eu quero ver o ôco”. Era libertador!

Zélia Duncan estava emplacando “Catedral”

Zélia Duncan estourava com “Catedral”. A música foi a mais tocada naquele ano e entrou para a trilha sonora da novela “A Próxima Vítima”, da Globo!

E pra não perder o costume, dê o play e cante junto: “Então é Natal, e o que você fez?/O ano termina e nasce outra vez…

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Saiba qual é o status do relacionamento de Biel e Tays Reis

Qual era a música nº1 dos últimos 21 Natais na Billboard Hot 100?