A Deutsche Grammophon, divisão do Universal Music Group e considerada “a gravadora mais antiga do mundo”, anunciou o lançamento do STAGE+, serviço de streaming de música clássica por assinatura. Entre as funcionalidades, a plataforma oferecerá transmissões ao vivo, além de possuir um enorme arquivos de vídeo e novos lançamentos em formato de áudio. Saiba mais detalhes sobre o catálogo musical fornecido, acessando o site.
Leia Mais:
- Carlos e Felipe Prazeres: a popularização da música clássica; ouça
- Apple lançará aplicativo dedicado à música clássica
- Confira 5 dicas para começar a ouvir Música Clássica
- Música Clássica virou POP na pandemia? Maestros comentam
- Deezer aponta aumento do consumo de música clássica entre jovens
De acordo com o Universal Music Group, o STAGE+ foi projetado para “colocar o público no centro do que acontece no palco”. Os assinantes ficarão mais próximos da lista de artistas de classe mundial do Universal Music Group e além, por meio de uma ampla variedade de conteúdo – incluindo: estreias ao vivo exclusivas; concertos de longa duração e programas de ópera; vídeos de música; documentários e entrevistas nos bastidores; novos lançamentos de áudio, bem como álbuns dos lendários catálogos Deutsche Grammophon e Decca. Essa variedade de conteúdo será disponibilizada na mais alta qualidade possível, incluindo as tecnologias de Hi-Res e Dolby Atmos.
Graças a parcerias com as principais companhias internacionais de ópera, orquestras, salas de concerto e festivais, o STAGE+ poderá apresentar as melhores novas apresentações todas as semanas. Bayreuth será um dos festivais inicialmente apresentados, com a mais completa seleção de espetáculos de várias décadas, desde o mais recente Ring Circle (2022) ao lendário “Centenary Ring”.
A primeira transmissão de estreia na plataforma mostra Víkingur Ólafsson apresentando músicas de seu último álbum, From Afar, na íntegra de Harpa, Islândia, e outros conteúdos nas primeiras semanas incluem o Oratório de Natal de Bach apresentado em St Martin-in-the-Fields em Londres, as vozes de Max Richter da Elbphilharmonie de Hamburgo no Dia dos Direitos Humanos e um ciclo de Mahler da Musikverein de Viena. Mais eventos e ciclos transmitidos ao vivo serão anunciados oportunamente.
As transmissões ao vivo e de vídeo sob demanda também incluirão as noites clássicas pioneiras do Deutsche Grammophon no Yellow Lounge em todo o mundo, uma série Rising Stars e apresentações em locais do Patrimônio Mundial, como a Cidade Proibida, a Capela Sistina ou o assentamento neolítico de Carnac em França.
“Estamos prestes a entrar em uma nova era empolgante para apresentações clássicas transmitidas”, diz Robert Zimmermann, vice-presidente de negócios do consumidor da Deutsche Grammophon. “O STAGE+ explorará as possibilidades criativas e curatoriais ilimitadas que as tecnologias digitais têm a oferecer para aproximar o trabalho criativo dos artistas da DG – e além – de seu público.”
Dickon Stainer, presidente e CEO da Global Classics & Jazz e Verve Label Group, dá as boas-vindas ao novo nível de envolvimento com o público. “STAGE+ imerge exclusivamente o fã em uma experiência clássica multidimensional dedicada da mais alta qualidade, complementando a amplitude de nosso repertório apresentado nos serviços de nossos parceiros”, afirma. “Ele oferece aos artistas o lugar para suas apresentações ao vivo e filmadas junto com suas gravações de estúdio, permitindo uma experiência integrada para a descoberta de artistas clássicos por fãs dedicados do gênero.”
Os metadados otimizados permitirão que os fãs clássicos pesquisem por título e acessem trabalhos individuais, movimentos ou cenas de ópera, com todas as pesquisas vinculadas a todo o conteúdo de áudio e vídeo relevante disponível para qualquer artista, compositor, obra, local ou organização parceira em particular. Os usuários poderão salvar favoritos e baixar conteúdo para dispositivos móveis para visualização ou audição off-line.
A plataforma estará disponível como TV, aplicativo móvel e web para assinantes do STAGE+, com muitos vídeos oferecidos em resolução 4K e Dolby Atmos Music. O conteúdo de áudio estará no formato Hi-Res Lossless, virtualmente indistinguível da gravação original em estúdio. Essa vantagem tecnológica também inspirou o lema da plataforma: Música para os Olhos. Magia para os ouvidos.
Esta inovação marca um novo capítulo na história da gravadora, conhecida como “a mais antiga do mundo”, fundada em 1898 em Hanover por Emil Berliner, o inventor do gramofone. A empresa de tecnologia Siemens e seu renomado Programa de Artes serão parceiras e apoiadoras do STAGE+. Esse relacionamento contínuo no campo do streaming audiovisual e da divulgação cultural lembra o papel histórico desempenhado pela Siemens como acionista significativo do Yellow Label entre 1941 e 1987.
Trautmann, presidente da Deutsche Grammophon, explica: “Queremos revolucionar a forma como as pessoas acessam a música clássica e, trabalhando junto com nossos maravilhosos parceiros e família de músicos, trazer a eles o melhor que essa forma de arte tem a oferecer. O feedback inicial de nossos artistas no STAGE+ foi incrivelmente positivo, pois este é o primeiro serviço em que sua vida no palco e produção de mídia podem ser apresentadas de forma abrangente em um só lugar. Em 2023, a DG estará comemorando seu 125º aniversário, e o STAGE+ é o exemplo mais recente do pensamento criativo e inovador que tem sido a marca registrada da marca desde sua fundação”.
“Há um enorme apetite por conteúdo de música clássica online”, comenta Frank Briegmann, presidente e CEO da Universal Music Central Europe e Deutsche Grammophon. “Vimos um crescimento significativo na demanda por concertos transmitidos ao vivo e apresentações de ópera desde o lançamento do DG Stage há quase dois anos. O STAGE+ transformará o espaço da música clássica online. Gostaria de agradecer à nossa equipe incrível e às organizações parceiras por todo o trabalho árduo e dedicação ao STAGE+. Eles construíram algo especial que certamente encantará e inspirará o público clássico global”, finaliza o executivo.