#BIZ

Universal Music Group faz parceria com empresa de inteligência artificial

Universal Music Group fecha acordo com Endel. Foto: Divulgação

O Universal Music Group (UMG) e a empresa de bem-estar de som Endel AI firmaram uma parceria. O acordo permitirá que artistas e gravadoras do UMG criem soundscapes de inteligência artificial para atividades diárias como sono, relaxamento e foco, de acordo com um comunicado à imprensa. As informações são do Music Week.

Foto: Unsplash

Os artistas do UMG poderão construir soundscapes usando novas músicas e catálogos, enquanto o comunicado à imprensa também afirma que qualquer atividade sob o acordo “sempre respeitará os direitos dos criadores” e “colocará os artistas no centro do processo criativo”.

Leia Mais:

“No UMG, acreditamos no incrível potencial da IA ​​ética como uma ferramenta para apoiar e aprimorar a criatividade de nossos artistas, gravadoras e compositores, algo que a Endel aproveitou com impressionantes engenhosidade e inovação científica. Estamos entusiasmados em trabalhar juntos e utilizar sua tecnologia patenteada de IA para criar novos ‘soundscapes’ – ancoradas em nossa filosofia centrada no artista – projetadas para melhorar o bem-estar do público, alimentadas por IA que respeita os direitos dos artistas em seu desenvolvimento”, disse Michael Nash, EVP do Universal Music Group.

Michael Nash, EVP do Universal Music Group. Foto: ReproduçãoLinkedIn

“A Endel tem sido artística e focada no ser humano desde o primeiro dia. Nosso objetivo sempre foi ajudar as pessoas a se concentrar, relaxar e dormir com o poder do som. A IA é a ferramenta perfeita para isso. Hoje, ver nossa tecnologia sendo aplicada para transformar sua música favorita em ‘soundscapes’ funcionais é um sonho que se torna realidade. Estamos extremamente empolgados em colocar a Endel AI para trabalhar e ajudar o UMG a criar novas e empolgantes ofertas para promover o bem-estar e banir a ameaça percebida em torno da IA”, disse Oleg Stavitsky, CEO da Endel.

Oleg Stavitsky, CEO da Endel. Foto: Divulgação

Stavitsky descreve a decisão do UMG de fazer parceria com sua empresa como “extremamente empolgante”.

“A Endel permite que empresas de música como o UMG aproveitem os recursos surpreendentes da IA ​​e da música funcional, respeitando os direitos de seus artistas. Dessa forma, a Endel atua mais como um colaborador do que como uma ferramenta, dando aos artistas controle e liberdade enquanto satisfaz uma necessidade real do mercado por mais música que possa apoiar seu bem-estar”, disse Oleg Stavitsky.

No mês passado, na teleconferência de resultados do primeiro trimestre do Universal Music Group, o presidente e CEO do UMG, Sir Lucian Grainge, abordou a questão da IA, dizendo que a empresa está “aberta para negócios com [empresas de IA] que são legítimas, que apoiam e [com] podemos criar uma parceria para o crescimento.”

Sir Lucian Grainge, CEO do Universal Music Group. Foto: Divulgação

Destaques

#Mercado

Na linha de frente contra os impactos negativos da Inteligência Artificial no que é relativo aos direitos autorais de criadores, a Pró-Música Brasil, iniciativa...

#Mercado

Visando combater o uso da Inteligência Artificial para manipulação de streams e outros abusos e ações fraudulentas, a Deezer se torna a primeira plataforma...

#BIZ

O Relatório de Arrecadação Global divulgado nesta quinta-feira (24), em Paris, pela Cisac – Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores, aponta que...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile