O Universal Music Group (UMG) e a empresa de bem-estar de som Endel AI firmaram uma parceria. O acordo permitirá que artistas e gravadoras do UMG criem soundscapes de inteligência artificial para atividades diárias como sono, relaxamento e foco, de acordo com um comunicado à imprensa. As informações são do Music Week.
Os artistas do UMG poderão construir soundscapes usando novas músicas e catálogos, enquanto o comunicado à imprensa também afirma que qualquer atividade sob o acordo “sempre respeitará os direitos dos criadores” e “colocará os artistas no centro do processo criativo”.
Leia Mais:
- Drake e The Weeknd alcançam 250 mil streams no Spotify; mas eles nunca gravaram essa música
- Universal Music pede aos serviços de streaming bloqueio de inteligência artificial às suas músicas
- Conselho do UMG estende o contrato de Sir Lucian Grainge até 2028
“No UMG, acreditamos no incrível potencial da IA ética como uma ferramenta para apoiar e aprimorar a criatividade de nossos artistas, gravadoras e compositores, algo que a Endel aproveitou com impressionantes engenhosidade e inovação científica. Estamos entusiasmados em trabalhar juntos e utilizar sua tecnologia patenteada de IA para criar novos ‘soundscapes’ – ancoradas em nossa filosofia centrada no artista – projetadas para melhorar o bem-estar do público, alimentadas por IA que respeita os direitos dos artistas em seu desenvolvimento”, disse Michael Nash, EVP do Universal Music Group.
“A Endel tem sido artística e focada no ser humano desde o primeiro dia. Nosso objetivo sempre foi ajudar as pessoas a se concentrar, relaxar e dormir com o poder do som. A IA é a ferramenta perfeita para isso. Hoje, ver nossa tecnologia sendo aplicada para transformar sua música favorita em ‘soundscapes’ funcionais é um sonho que se torna realidade. Estamos extremamente empolgados em colocar a Endel AI para trabalhar e ajudar o UMG a criar novas e empolgantes ofertas para promover o bem-estar e banir a ameaça percebida em torno da IA”, disse Oleg Stavitsky, CEO da Endel.
Stavitsky descreve a decisão do UMG de fazer parceria com sua empresa como “extremamente empolgante”.
“A Endel permite que empresas de música como o UMG aproveitem os recursos surpreendentes da IA e da música funcional, respeitando os direitos de seus artistas. Dessa forma, a Endel atua mais como um colaborador do que como uma ferramenta, dando aos artistas controle e liberdade enquanto satisfaz uma necessidade real do mercado por mais música que possa apoiar seu bem-estar”, disse Oleg Stavitsky.
No mês passado, na teleconferência de resultados do primeiro trimestre do Universal Music Group, o presidente e CEO do UMG, Sir Lucian Grainge, abordou a questão da IA, dizendo que a empresa está “aberta para negócios com [empresas de IA] que são legítimas, que apoiam e [com] podemos criar uma parceria para o crescimento.”