Ariana Grande vai encerrar 2024 cheia de vitórias. Ela é a única popstar a ter um álbum nº1, um single nº1 e um filme nº1 nos Estados Unidos neste ano. A cantora, que publicou uma carta aberta em agradecimento à paciência dos fãs enquanto se dedicava a “Wicked”, também foi eleita pela Billboard como a 9ª maior popstar do século XXI, na frente de nomes como Katy Perry, Bruno Mars, The Weeknd e Justin Timberlake.
Leia mais:
- Ariana Grande especula se Glinda de “Wicked” é lésbica: “meio no armário”
- Ariana Grande lista seus 4 filmes favoritos de todos os tempos
- 5 curiosidades sobre Ariana Grande nos bastidores de “Wicked”
O single nº1
O ano produtivo de Ariana começou em janeiro, com o lançamento do single “yes, and?” (ela gosta de grafar assim em minúsculo). A música estreou direto no topo da Billboard Hot 100. Foi a oitava música dela a alcançar a liderança da parada e a sexta a estrear direto em 1º lugar. O single registrou 26,2 milhões de streams, 24,8 milhões de “impressões” (audiência x reproduções) nas rádios e vendas de 41 mil downloads na semana de lançamento nos Estados Unidos.
O álbum nº1
Mas Ariana não parou por aí. Ela lançou o álbum “eternal sunshine” em março e, com ele, o clipe de “we can’t be friends (wait for your love)”, escolhida para ser o segundo single. Resultado: na semana seguinte, ela foi simultaneamente nº1 na Billboard 200, a parada de álbuns, e na Billboard Hot 100, a parada de singles. Ou seja, ela acumulou nove singles no topo da Hot 100, sendo sete estreias direto na liderança.
“eternal sunshine” passou duas semanas em 1º lugar na Billboard 200. Na primeira semana, o álbum bateu 227 mil unidades equivalentes comercializadas (entre vendas físicas, digitais e equivalência de streams) – um crescimento de 30% com relação ao “Positions” (2020). Na segunda semana, foram mais 100,5 mil unidades equivalentes. Ele já está há 65 semanas na Billboard 200 e recebeu certificado de platina nos Estados Unidos.
O filme nº1
Ariana Grande conquistou também o sucesso no cinema, com a estreia de “Wicked” na semana passada. O musical arrecadou US$ 114 milhões de bilheteria em seu primeiro fim de semana em cartaz nos Estados Unidos, e um total de US$ 164 milhões mundialmente. Foi líder de bilheteria doméstico e global, além de quebrar 14 recordes.
Vale dizer que essa é a primeira vez de Ariana nos cinemas. Ela já disse que adorou a experiência de fazer o filme e quer investir mais na carreira de atriz. A popstar está cotada, inclusive, para o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Não há dúvidas de que 2024 é um ponto alto na carreira da popstar.