O Universal Music Group anunciou na quarta-feira (15) uma parceria com a Deezer para investigar novos modelos econômicos em potencial para streaming de música que reconheçam o valor das criações dos artistas. O CEO do UMG, Sir Lucian Grainge, já havia falado sobre o acordo entre as empresas durante a teleconferência de resultados do início deste mês. As informações são do Music Business Worldwide.
Em janeiro deste ano, o Universal Music Group anunciou uma aliança com a Tidal. O acordo entre as duas empresas fará com que elas trabalhem juntas para explorar um novo modelo econômico inovador para streaming de música que pode recompensar o valor fornecido pelos artistas.
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Por meio da colaboração entre o UMG e a Deezer, as empresas pretendem desenvolver novos métodos que recompensam artistas e compositores pelo valor que criam e atualizam o modelo de engajamento para usuários da plataforma e os artistas que eles consomem.
A Deezer foi uma das primeiras plataformas a se comprometer em explorar modelos alternativos de pagamento para ajudar a garantir que os artistas sejam compensados de forma justa. A plataforma lançou uma campanha para defender um sistema de pagamento centrado no usuário em setembro de 2019.
As empresas ainda dizem que a nova iniciativa buscará alinhar melhor os interesses de artistas, fãs e serviços de streaming e explorar maneiras pelas quais os artistas em todos os pontos de suas carreiras e de todos os gêneros e a geografia podem se beneficiar mais comercialmente do streaming.
Com base em análise profunda de dados, a parceria analisará os benefícios e avaliará a viabilidade de diferentes modelos econômicos destinados a impulsionar o crescimento de assinantes, forjar laços mais fortes com os fãs de música na plataforma e desenvolver oportunidades comerciais que beneficiem os artistas e a comunidade musical mais ampla.
Em um comunicado, a Deezer diz que está desenvolvendo novas formas de conectar artistas com fãs e alguns dos projetos e recursos nos quais está trabalhando incluem recompensas para superfãs, transmissão ao vivo no aplicativo, além de traduções de letras, funcionalidade de teste de música, entre outros. A partir dessa iniciativa com o UMG, a plataforma ainda aponta que obterá insights que informarão futuros recursos experimentais e opções de monetização.
“A música é extremamente desvalorizada hoje e, como parte da discussão centrada no artista, estamos ansiosos para encontrar maneiras adicionais de aumentar a monetização, para o benefício de artistas reais, gravadoras e plataformas como Deezer”, diz Jeronimo Folgueira, CEO da Deezer. “Como um player importante na indústria da música, trabalhamos com todas as gravadoras para encontrar maneiras de tornar o ecossistema mais justo e ajudar os artistas a monetizar melhor sua música”, completa.
“Estamos entusiasmados por Jeronimo e sua equipe fazerem parceria conosco para explorar como podemos evoluir o streaming para o benefício de todo o ecossistema de artistas, gravadoras, plataformas e fãs”, diz Michael Nash, Chief Digital Officer do Universal Music Group. “Essa colaboração é fundamental para o sucesso da iniciativa Artist-Centric. Embora não haja uma solução rápida uniforme – a dinâmica e as métricas de aquisição e retenção de assinantes variam de acordo com a plataforma – nossa parceria com a Deezer ajudará a acelerar todo esse empreendimento”, completa.