A União Brasileira de Compositores (UBC) lança série sobre a ponte aérea musical entre Portugal e Brasil. A iniciativa celebra a parceria entre a associação e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e será exibido durante os meses de agosto, setembro e outubro, em parceria com o canal Papo de Música. Às terças-feiras, o programa receberá individualmente artistas portugueses, e às quintas-feiras, as entrevistas serão em dupla, com a participação de um compositor brasileiro e um português.
Dando início a programação, a cantora portuguesa Carminho é a estrela do primeiro episódio da série “Ponte Aérea: Portugal – Brasil“, que vai ao ar terça-feira (03/08), às 12h. Seguindo a agenda da primeira semana, a série apresenta na quinta-feira (05/08), às 19h, um bate-papo entre Ney Matogrosso e Zambujo.
Nelson Motta, Adriana Calcanhotto, Fafá de Belém, Ronaldo Bastos, Duda Beat, Tiago Nacarato, Russo Passapusso e Ana Moura são alguns dos destaques da extensa programação. Os encontros serão mediados por Fabiane Pereira, jornalista e apresentadora do canal ‘Papo de Música’. A profissional já morou em Lisboa e possui relação próxima com o país e muitos artistas que farão parte do projeto.
As transmissões dos episódios apresentados nas terças-feiras acontecerão exclusivamente no canal Papo de Música. Já os programas das quintas-feiras serão transmitidos simultaneamente também no canal de YouTube da UBC.
> UBC esclarece caso no STJ sobre dados de arrecadação autoral
Destaques da semana
Em entrevista, Carminho conta que ter vindo ao Brasil mostrou um mar de possibilidades, vendo de perto artistas criando a partir da mesma língua materna, a língua portuguesa, tornando ainda maior a admiração pela música brasileira. Entre os diversos nomes que destaca, a cantora diz que “Tom Jobim é, nele próprio, um gênero musical”.
Leia mais:
- Ney Matogrosso completa 80 anos: relembre oito momentos marcantes!
- Museu da Língua Portuguesa reúne grandes nomes da música em campanha
O também português Zambujo veio ao país pela primeira vez em 2009, se apresentou em três shows, e foi nesse período que Ney Matogrosso pôde conhecer pela primeira vez e presenciar a potência do cantor em sua apresentação no Parque Lage.
“Eu nunca vi uma reação tão positiva do público da primeira à última música. Eles aplaudiam com uma força como se todos já o conhecessem”, relata Ney.
Zambujo conta no bate-papo que a música brasileira entrou na vida dele com o triângulo João Gilberto-Vinícius-Tom Jobim, e tanto o artista português quanto o brasileiro concordam que a letra é a parte mais importante da música. “Para a mim a música tem que dizer alguma coisa, tem que transmitir. Eu tenho que sentir que a música pode ser aquilo que eu imagino dela” – explica o português.