in

Museu da Língua Portuguesa reúne grandes nomes da música em campanha

Ney Matogrosso, Geraldo Azevedo, Mart’nália e Caetano Veloso estão em série de filmes que ocupam redes digitais do Museu

Fotos: Divulgação

A partir do conceito de que o Museu da Língua Portuguesa “é a casa do nosso idioma”, entra no ar nesta terça-feira (13), a campanha digital de reinauguração do local – que teve sua estrutura toda reconstruída, após o incêndio que a atingiu, em dezembro de 2015. O Museu será reaberto para visitação no próximo dia 31 de julho.

Com o slogan “Museu da Língua Portuguesa: A casa de toda a gente”, a campanha estará na TV e nas redes sociais do Museu com filmes de 12 artistas, que representam diferentes sotaques, identidades e culturas da língua portuguesa falada ao redor do mundo.

Foto: Divulgação

Na estreia, o músico Geraldo Azevedo canta “Casa Brasileira”, canção sobre o assunto e cuja melodia é o tema musical de toda a campanha. Ao longo do mês, a série trará os cantores e compositores brasileiros Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes, Mart’nália e Rincón Sapiência; o músico português António Zambujo; o escritor angolano José Eduardo Agualusa; os autores brasileiros Ailton Krenak e Conceição Evaristo; a escritora portuguesa Matilde Campilho; e a atriz Roberta Rodrigues, que evoca a escritora Carolina Maria de Jesus.

Nos vídeos, escritores, músicos e atores leem, declamam ou cantam trechos de músicas, textos e poemas que refletem sobre a ideia de “casa” ou sobre a língua portuguesa, um ‘lar’ que une os falantes do português.

O contexto da pandemia de COVID-19, que levou as pessoas a ficarem em casa, também se incorpora ao conceito: os vídeos foram captados remotamente, de maneira caseira, e mostram um pouco do ambiente ondem moram os artistas.

Sobre a campanha

A concepção e curadoria da campanha é do jornalista Hugo Sukman e a direção, de Paulo Mendonça e Bernardo Mendonça, com produção da Calabouço Filmes. “Queremos mostrar que o Museu da Língua Portuguesa é a casa da nossa pátria comum: a língua portuguesa, como queria Fernando Pessoa. Nosso idioma é o que une essa gente toda muito diferente e espalhada pelo globo”, define Sukman.

Para Larissa Graça, gerente de Patrimônio da Fundação Roberto Marinho, a campanha reforça um posicionamento que está no novo conteúdo. “Agora, o Museu expande ainda mais seu foco para integrar de forma mais profunda todos os países de língua portuguesa e investigar os laços e embaraços que caracterizam essa comunidade lusófona.”

Conheça todas as obras e artistas da campanha:

  • Caetano Veloso lê “Minha Pátria é a língua portuguesa”, de Fernando Pessoa (sob o heterônimo Bernardo Soares), e canta trecho de “Língua”, dele mesmo;
  • Ailton Krenak fala trecho de seu livro “Ideias para adiar o fim do mundo”;
  • O cantor português António Zambujo lê trecho de “As casas”, do livro “Dia do Mar”, e “Portas da Vila”, do livro “Geografia”, ambos de Sophia de Mello Breyner Andresen;
  • O cantor e compositor Arnaldo Antunes canta “A nossa casa”, parceria dele com Alice Ruiz, Paulo Tatit, João Bandeira, Celeste Antunes, Edith Derdyk e Sueli Galdino;
  • A escritora Conceição Evaristo lê “Só de sol a minha casa”, de seu livro “Poemas da Recordação”;
  • O compositor Geraldo Azevedo canta sua “Casa brasileira”, parceria com Renato Rocha;
  • O escritor angolano José Eduardo Agualusa conta uma adaptação de sua crônica “A Luz da nossa língua”;
  • O cantor Ney Matogrosso canta “Viajante”, de Thereza Tinoco;
  • A atriz Roberta Rodrigues lê trechos de “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus;
  • O rapper Rincón Sapiência canta sua música “A volta pra casa”;
  • A cantora Mart’nália canta “Casa de bamba”, de seu pai, Martinho da Vila;
  • A escritora portuguesa Matilde Campilho lê seu texto “Em Minsk”

Confira o primeiro vídeo da campanha: