in

UBC e Polaróides Produções lançam videocast ‘Palavra de Autor’

Apresentado pelo cantor e compositor Celso Fonseca, o programa de 13 episódios que revela os bastidores de grandes composições, estreará nesta quinta-feira (11), às 19h, no canal do YouTube da UBC

Kell Smith e Celso Fonseca no videocast Palavra de Autor da UBC e Polaróides Produções
Kell Smith e Celso Fonseca no videocast Palavra de Autor da UBC e Polaróides Produções. Foto: Flavia Marcatti/Divulgação UBC

Apresentado pelo cantor e compositor Celso Fonseca, a União Brasileira de Compositores (UBC) e a Polaróides Produções Artísticas lançam o videocast “Palavra de Autor”. Com o objetivo de exaltar as histórias por trás de canções de sucesso, o projeto, que possui 13 episódios, foi gravado na Casa UBC, na sede da associação localizada no Rio de Janeiro. O programa tem estreia marcada para esta quinta-feira, 11 de julho, às 19h, no canal do YouTube da UBC. O primeiro convidado é o cantor e compositor Buchecha.

Com duração entre 60 e 90 minutos, a série traz nomes como Buchecha, Michael Sullivan, Isabella Taviani, Evandro Mesquita, Ana Vilela, Ronaldo Bastos, Lary, Vinicius Cantuaria, Kell Smith e Bernardo Vilhena. “Palavra de Autor” será disponibilizado de forma inédita no canal do YouTube da entidade sempre às quintas-feiras.

Leia Mais:

Em um bate papo descontraído, Celso e o compositor convidado falam sobre a canção escolhida e interpretam junto a um quarteto de músicos, com um arranjo original feito durante cada episódio. Esses arranjos são improvisados na hora mostrando a máxima interação entre convidados e a banda.

Michael Sullivan e Celso Fonseca no videocast Palavra de Autor da UBC e Polaróides Produções
Michael Sullivan e Celso Fonseca no videocast Palavra de Autor da UBC e Polaróides Produções. Foto: Flavia Marcatti/Divulgação UBC

O propósito é que cada compositor entrevistado possa revelar um pouco mais sobre o seu processo de composição, sua inspiração e os sentimentos envolvidos naquela criação.

“O projeto é um espaço de escuta e valorização do ofício autoral, suas peculiaridades, magia e processos. Celso, além de artista, músico e autor prodigioso, sabe ouvir e buscar as pontes para uma conversa musical, afetuosa e com a leveza que o caracteriza”, afirma Marcelo Castello Branco, Diretor-executivo da UBC.

Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo da UBC
Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo da UBC. Foto: Miguel Sá/Divulgação UBC

Esse projeto nasceu da ideia de bater um papo com compositores. As pessoas têm muita curiosidade de saber como as músicas são feitas, e eu sei porque muita gente me pergunta a história de diversas músicas que já compus. Perguntam de onde veio, como é o processo criativo. Ao mesmo tempo pensei em fazer isso não como um podcast ou como um videocast, mas como um ‘brothercast’, declara Celso Fonseca. “Quando cheguei na UBC com a ideia fui super bem aceito e fiquei muito feliz que fosse lá, porque lá é a casa do compositor.”, complementa.

Com 40 anos de carreira, Celso Fonseca, traz na bagagem 21 álbuns lançados, oito indicações ao Latin Grammy, e parcerias com nomes como Ronaldo Bastos, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Carlinhos Brown, Érika Ender, Buchecha, Marcos Valle, Michael Sullivan, Evandro Mesquita, Vinicius Cantuaria, entre outros.

Celso Fonseca, cantor e compositor, apresentador do videocast Palavra de Autor
Celso Fonseca, cantor e compositor, apresentador do videocast “Palavra de Autor”. Foto: Flavia Marcatti/Divulgação UBC

FICHA TÉCNICA: “Palavra de Autor”

Roteiro: Arthur Dapieve

Produção executiva: Ana Carla Lins

Assistente de produção: Lisandro Violante

Banda: Alexandre Cavallo (Baixo), Bruce Lemos (Teclados), Flávio Santos (Bateria)

Equipe técnica Captação de vídeo e áudio: Jodele Larcher

Engenheiro de gravação: Leco Possollo