A União Brasileira dos Compositores elegeu uma nova diretoria nesta quinta-feira (30), na Assembleia Geral de eleição, que aconteceu na sede da UBC, no Rio de Janeiro. A chapa assume o comando do próximo triênio a partir de abril de 2023.
Leia Mais:
- UBC convoca mulheres para responder pesquisa sobre a discriminação e assédio na indústria musical
- Mulheres recebem 10% dos direitos autorais distribuídos, aponta estudo da UBC
- UBC e Escola Música & Negócios anunciam parceria e distribuição de mais de 400 bolsas de estudo
Pela primeira vez em oito décadas, a UBC tem uma mulher negra eleita como diretora-presidente, Paula Lima, que antes era diretora vogal. Anteriormente, em 2015, Sandra de Sá assumiu o cargo após o falecimento de Fernando Brant.
“É uma honra fazer parte da UBC! A música, a arte e a cultura são a nossa essência. O nosso CEO Marcelo Castello Branco, a diretoria, os profissionais e eu estamos aqui para representar e defender os interesses de todos os associados. A responsabilidade é grande, são 80 anos atuando por quem faz a música! Muito obrigada a todos que votaram e obrigada a todos pela confiança. Estamos prontos e atentos para darmos continuidade ao sólido trabalho já existente com excelência, renovação e transparência! Presente, passado e futuro são fundamentos para a evolução. E estamos aqui para juntos fazermos a diferença”, disse Paula Lima.
Além dos compositores Aloysio Reis, Marcelo Falcão, Geraldo Vianna e Manno Góes, que permanecem integrando a diretoria, assumem o mandato os novos integrantes Fernanda Takai e Wilson Simoninha.
“É uma alegria e uma grande responsabilidade assumir uma diretoria na UBC. Sinto que o convite veio em um momento importante em minha carreira de 30 anos. Acredito que seja necessário que nós, mulheres da música, estejamos representadas e ocupando espaços estratégicos para que o futuro de todos nós seja ainda mais plural. Espero aprender bastante e também me colocar a serviço da associação para que novas conquistas aconteçam. Viva a UBC!”, afirma Fernanda Takai.
“Fazer parte de uma diretoria com profissionais tão tarimbados e de imensa contribuição em todos os sentidos pra música é uma grande responsabilidade… Mas, eu acho que o grande desafio é melhorar a comunicação com autores, músicos, intérpretes, e melhorar também a arrecadação, que eu acho que é o que todo mundo espera da gente. Então, vamos lá enfrentar esse desafio”, destaca Wilson Simoninha.
Com a nova eleição, a UBC se despede do diretor-presidente, Paulo Sérgio Valle, do diretor superintendente, Antonio Cicero, e do diretor vogal, Erasmo Carlos (in memoriam).
Confira a lista dos eleitos na íntegra:
Diretora Presidente – Paula Lima
Diretor Superintendente – Aloysio Reis
Diretor Secretário Geral – Marcelo Falcão
Diretor Administrativo Financeiro – Geraldo Vianna
Diretor de Comunicação – Manno Goes
Diretor Vogal – Wilson Simoninha
Diretora Vogal – Fernanda Takai