Gestão de direitos autorais, marketing digital, plano de carreira, financiamento coletivo, produção musical e executiva. Há muito a indústria da música deixou de ser um negócio envolvendo apenas artistas, gravadoras e a tradicional figura do empresário. E é para apresentar a expansão do leque de possibilidades deste mercado que a União Brasileira de Compositores (UBC) inaugura a série “Conexões UBC”, nesta terça-feira, dia 1 de junho, às 18h, com transmissão online e inscrição gratuita clicando aqui.
Logo na estreia, o “Conexões UBC” receberá duas referências do showbiz brasilieiro Charles Gavin, músico, compositor, apresentador, pesquisador e produtor cultural, e Carlos Taran, empreendedor, empresário artístico e produtor cultural. A dupla se reunirá para discutir um assunto caro a todos os artistas, especialmente os independentes: “Streaming: A remuneração poderia ser melhor?”.
Sobre o tema, Taran tem propriedade para falar. O empresário é autor do dossiê “Precisamos falar sobre o streaming“, de 2015, e da continuação do mesmo, publicado em uma série de cinco vídeo nas suas redes sociais em 2021.
Taran disponibilizou um vídeo bônus exclusivo para o POPline.Biz é Mundo da Música, em que comenta sobre os protestos que aconteceram no mundo sobre o pagamento do Spotify, em que os músicos pleiteavam que a plataforma pagasse pelo menos U$ 0,1 centavo de dólar por stream. Ele explica com funcionaria se esse formato fosse aplicado na prática. Confira:
Com programação quinzenal, o Conexões UBC nasce para ser um espaço de discussão de temas relevantes para o mercado musical com profissionais da música e especialistas.
Sobre os palestrantes
Charles Gavin: o músico foi baterista de diversas bandas da cena paulistana, dentre elas o Ira!. Integrou o grupo Titãs, de 1985 a 2010, onde gravou dezesseis álbuns e cinco dvds. Desde 2007 é apresentador, co-diretor e roteirista de “O Som do Vinil”, programa semanal exibido pelo Canal Brasil, atualmente em sua 15ª temporada.
Carlos Taran: formado em administração e marketing com MBA em Gestão Cultural e indústrias criativas pela FGV Rio. No Brasil, cuidou dos assuntos da Legião Urbana para Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá desde 2009 até 2017, quando passou a se dedicar à produtora Music Tour, da qual é sócio-diretor, que cuida de artistas como Jorge Drexler, dentre outros. Ao longo da sua carreira tem colaborado na gestão e planificação estratégica de diversos artistas, tanto no Brasil quanto no resto dos países Ibero-Americanos. É uruguaio mas mora no Rio de Janeiro desde 2007, também viveu e trabalhou na Argentina e no Japão.