in

Twitter inicia a implementação do botão ‘Editar’; veja como deve ser

Uma das atualizações mais aguardadas do Twitter foi revelada por engenheiros reversos que observaram os testes pelo código-fonte da plataforma

Twitter inicia a implementação do botão 'Editar'; veja como deve ser
Twitter inicia a implementação do botão 'Editar'. Foto: Unsplash

O Twitter anunciou este mês uma das funcionalidades mais pedidas pelos usuários: a opção de editar tweets. De acordo com uma série de “engenheiros reversos” que observaram o código-fonte do Twitter, os testes para a implementação botão já iniciaram.

Leia Mais:

O Twitter havia dito que estava tomando cuidado para garantir que o botão Editar não pudesse ser usado indevidamente por maus atores que procuram “alterar o registro da conversa pública” após o fato. Mas como exatamente o Twitter planeja garantir que o histórico de edição de um tweet seja destacado não ficou claro. De acordo com o TechCrunch, o próprio Twitter pode ainda não ter uma ideia sólida de como isso ficará na interface do usuário do aplicativo. Mas, a versão de rascunho do botão Editar nos dá uma ideia da atual linha de pensamento da empresa.

Conforme observado pelo engenheiro reverso Nima Owji – que twittou um GIF do botão em ação com base em suas descobertas – o acesso ao recurso “Editar Tweet” seria encontrado no menu de três pontos no canto superior direito do seu tweet. A partir deste menu hoje, o usuário pode fazer algumas ações como excluir um tweet ou fixá-lo em seu perfil, entre outras coisas, então esse também seria um lugar natural para corrigir um tweet.

Owji mostra que depois de corrigir o tweet, você clicará no botão “Atualizar” para publicá-lo na linha do tempo do Twitter. Mas quando perguntado sobre como o histórico de edições apareceria para outros usuários, Owji ainda não sabia. Ele disse ao TechCrunch que, pelo que observou no código do site do Twitter, o botão Editar não editou o tweet no back-end – ele cria outro tweet novo. Ele sugeriu que seria possível fazer uma lista que inclui a versão antiga ou versões do tweet anterior e anexá-las à versão recém-revisada.

Outro engenheiro reverso, Alessandro Paluzzi, também descobriu o botão Editar em desenvolvimento. Da mesma forma, ele observou que o Twitter ainda não havia criado a interface do usuário onde o tweet original ou os logs relacionados às edições seriam mostrados a outros usuários.

No entanto, os detalhes fornecidos pela engenheira reversa Jane Manchun Wong oferecem um pouco mais de visão. Ela encontrou referências de código relacionadas ao recurso Editar Tweet em andamento na versão recente do aplicativo da web do Twitter. Ela também observou que o botão Editar não estava corrigindo ou alterando o texto do tweet original – estava criando um novo tweet com o conteúdo atualizado.

Ela diz que esse novo tweet editado incluiria a lista dos tweets antigos anteriores à edição. Em outras palavras, o novo tweet apontaria para o tweet original e o histórico de edições.

De acordo com o TechCrunch, essa é provavelmente uma das melhores ideias do ponto de vista tecnológico sobre como implementar tal recurso, que de outra forma poderia ser fortemente abusado para enganar o público sobre o que foi dito originalmente.

Se o Twitter permitisse que os usuários editassem o texto no tweet original, tanto a versão antiga quanto a nova apontariam para o mesmo ID do tweet, o que poderia complicar as coisas do ponto de vista da engenharia. Como alguns comentaristas notaram – incluindo um ex-funcionário do Twitter, Ben Sangster, que ajudou a investigar a ideia de um recurso de edição em 2015 – isso pode ser um pesadelo para sistemas de cache baseados no ID do tweet.

Foto: Sara Kurfeß/Unsplash

Ele teorizou que o Twitter poderia estar trabalhando em uma interface de usuário que forneceria um resumo do engajamento para todas as versões do tweet, mas ofereceria uma interface de usuário onde as pessoas pudessem visualizar o engajamento pré-versão diretamente. Isso pode ajudar a resolver as preocupações de responsabilidade, mas, preocupantemente, também pode levar os usuários a retweetar as capturas de tela do Twitter.

Depois, há o fato preocupante de que as investigações anteriores do Twitter sobre o recurso Editar tweet descobriram que, embora essa opção fosse tecnicamente viável, concluiu que o potencial de abuso era alto demais para avançar.

Desafios do Twitter com o botão “Editar”

Para o TechCrunch, o Twitter tem um desafio significativo pela frente, então, para criar uma interface de usuário que torne óbvio para os usuários que um tweet tem um histórico de edição, ao mesmo tempo em que torna as edições facilmente acessíveis em vez de serem acessadas após vários cliques. Ele também precisa equilibrar o fato de que alguns tweets que passam por edições podem ter se tornado virais, e precisa ficar claro para aqueles que clicaram para interagir com o original que uma edição já foi feita.

Muito provavelmente, poderíamos ver o Twitter testar várias versões da interface de usuário do recurso Editar entre os assinantes do Twitter Blue antes que qualquer versão pública se tornasse amplamente disponível. Na verdade, o Twitter Blue tem uma plataforma de testes embutida, Labs, que pode ser um lugar para tal experimentação.

Procurado para comentar as descobertas dos engenheiros reversos, um porta-voz do Twitter disse que a empresa ainda está experimentando e descobrindo o caminho a seguir – linguagem que pode significar que a empresa também não solidificou sua decisão para o aspecto da interface do usuário do sistema. Por esse motivo, o Twitter disse que não poderia compartilhar muito sobre o status do recurso Editar no momento, além do que o Headde produtos de consumo do Twitter, Jay Sullivan, havia dito anteriormente.