A plataforma de jogos Twitch vem passando por problemas de direitos autorais nos últimos meses. A empresa precisou cortar o áudio da apresentação do Metallica na BlizzCon devido a questões legais, substituindo-o por uma música folk instrumental classificada pela imprensa internacional como “comicamente inadequada”.
O fato de a mudança ter ocorrido no meio da música “Enter Sandman”, um dos maiores sucessos do grupo, só tornou a situação ainda mais comentada. De acordo com a Variety, a notícia foi primeiramente reportada pelo analista de e-sports Rod “Slasher” Breslau, que também relutou em postar o clipe completo. A apresentação completa da música (sem o trecho folk), está disponível no YouTube.
I have a longer clip with Metallica playing and the Twitch production team transitioning seamlessly into the 8bit music but i’m afraid to post in fear of DMCA myself. good work music industry you bunch of ghouls
— Rod Breslau (@Slasher) February 20, 2021
O Metallica há muito protege ferozmente seus direitos autorais e o seu endosso inesperado do Spotify, em 2012, ajudou a abrir caminho para a aceitação geral dos serviços de streaming. Os representantes do Twitch e do Metallica recusaram ou não responderam aos pedidos de comentários da Variety .
O Twitch, que é propriedade da Amazon, tem sido criticado por organizações da indústria musical nos últimos meses por fechar os olhos ao uso de músicas não licenciadas em seu serviço, e por frustrar os criadores de conteúdo ao deletar seus vídeos por violações de direitos autorais.
As negociações da empresa com organizações musicais estão em andamento, porém a Amazon, que tem um relacionamento amplamente positivo com organizações musicais, manteve a batalha à distância, permitindo que os executivos do Twitch resolvessem por conta própria.
Em tempo…
A Twitch divulgou, no final do ano passado, um comunicado que esclarece as regras de utilização de músicas na plataforma, após inúmeras reivindicações dos detentores de direitos autorais.
De acordo com a empresa, até maio de 2020, os streamers receberam menos de 50 notificações da Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA) relacionadas à música a cada ano no Twitch. Mas, a partir deste período, no entanto, representantes das principais gravadoras começaram a enviar “milhares de notificações DMCA todas as semanas”, direcionadas aos arquivos dos criadores, principalmente para trechos de faixas em clipes antigos.