Foto: Reprodução
in

Twitch substitui áudio ao vivo do Metallica por música folk para evitar violação de direitos autorais

A plataforma de jogos Twitch vem passando por problemas de direitos autorais nos últimos meses. A empresa precisou cortar o áudio da apresentação do Metallica na BlizzCon devido a questões legais, substituindo-o por uma música folk instrumental classificada pela imprensa internacional como “comicamente inadequada”.

O fato de a mudança ter ocorrido no meio da música “Enter Sandman”, um dos maiores sucessos do grupo, só tornou a situação ainda mais comentada. De acordo com a Variety, a notícia foi primeiramente reportada pelo analista de e-sports Rod “Slasher” Breslau, que também relutou em postar o clipe completo. A apresentação completa da música (sem o trecho folk), está disponível no YouTube.

O Metallica há muito protege ferozmente seus direitos autorais e o seu endosso inesperado do Spotify, em 2012, ajudou a abrir caminho para a aceitação geral dos serviços de streaming. Os representantes do Twitch e do Metallica recusaram ou não responderam aos pedidos de comentários da Variety .

O Twitch, que é propriedade da Amazon, tem sido criticado por organizações da indústria musical nos últimos meses por fechar os olhos ao uso de músicas não licenciadas em seu serviço, e por frustrar os criadores de conteúdo ao deletar seus vídeos por violações de direitos autorais.

As negociações da empresa com organizações musicais estão em andamento, porém a Amazon, que tem um relacionamento amplamente positivo com organizações musicais, manteve a batalha à distância, permitindo que os executivos do Twitch resolvessem por conta própria.

Em tempo…

A Twitch divulgou, no final do ano passado, um comunicado que esclarece as regras de utilização de músicas na plataforma, após inúmeras reivindicações dos detentores de direitos autorais.

De acordo com a empresa, até maio de 2020, os streamers receberam menos de 50 notificações da Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA) relacionadas à música a cada ano no Twitch. Mas, a partir deste período, no entanto, representantes das principais gravadoras começaram a enviar “milhares de notificações DMCA todas as semanas”, direcionadas aos arquivos dos criadores, principalmente para trechos de faixas em clipes antigos.

Clique aqui para conferir a matéria completa e entender mais sobre a polêmica de Direitos Autorais x Twitch.

Escrito por Rafa Ventura

BBB 21: Camilla de Lucas ganha 500 mil seguidores após briga com Karol Conka

BBB 21: Camilla de Lucas ganha 500 mil seguidores após briga com Karol Conka

Anitta levanta possibilidade de excluir músicas do álbum

Anitta anuncia música nova e rebate seguidora que critica “Loco”