in ,

Turnê “PIRATA” de Jão supera faturamento de R$ 30 milhões

Na reta final da série de shows que incluiu apresentações esgotadas em Portugal, turnê já reuniu mais de 250 mil pessoas

Jão no show da Turnê Pirata, no Espaço Unimed
Jão no show da Turnê Pirata, no Espaço Unimed. Foto: Breno Galtier/Divulgação

Um dos maiores cases do mercado musical brasileiro, a Turnê “PIRATA” do cantor Jão está na reta final e acumula resultados expressivos. De acordo com a UFO Sounds, equipe que gerencia a carreira do artista, a série de shows já superou a marca de R$ 30 milhões em faturamento e reuniu um público de mais de 250 mil pessoas apenas nesse ano de 2022, o equivalente a quatro estádios do Allianz Parque lotados em sua estrutura máxima.

Leia Mais:

Jão supera faturamento de R$ 30 milhões com a turnê de Pirata
Jão supera faturamento de R$ 30 milhões com a turnê de Pirata. Foto: Breno Galtier/Divulgação

As apresentações que possuem como base o álbum do artista lançado em outubro de 2021, e que já possui mais de 222 milhões de streams apenas no Spotify, iniciaram em março. Entre os destaques dessa fase, Jão fez a sua estreia internacional com quatro shows esgotados em Portugal. Além disso, ao iniciar a turnê, Jão esgotou duas datas no Qualistage no Rio de Janeiro, e teve um efeito similar em São Paulo: todos os ingressos vendidos duas datas antes do início oficial das apresentações.

Diante da alta demanda, as datas da Turnê “PIRATA” triplicaram em comparação ao planejamento inicial. Apenas no Espaço Unimed, uma das principais casas de shows em São Paulo, Jão esgotou seis datas, tornando-se o primeiro artista nacional a alcançar esse marco com apresentações da mesma turnê, no mesmo local e no formato pista.

Fenômeno do Pop, Jão esgota o 4º show no Espaço das Américas

Dos 48 mil ingressos vendidos no Espaço Unimed, 46.200 foram de CPFs únicos, cerca de 94% dos tickets somando as seis datas de apresentações. O último show nessa casa de shows está agendado para o dia 11 de novembro não como forma de despedida, mas como uma celebração devido ao sucesso da parceria do cantor com a casa. 

Jão triplicou as datas do planejamento previsto para a Turnê Pirata.
Jão triplicou as datas do planejamento previsto para a Turnê Pirata. Foto: Breno Galtier/Divulgação

Jão “PIRATA”: experiência imersiva nos shows e estreia no Lollapalooza e Rock in Rio

Em outros estados, o cantor também fez sucesso. Apresentações que aconteceram em Goiânia, Paraná, Distrito Federal, Bahia e Ceará, também tiveram os seus ingressos esgotados. O artista investiu e levou a experiência dos shows para grandes festivais, como o Lollapalooza e o Rock In Rio – ambos marcaram a estreia do cantor em seus respectivos lineups, além de terem sido destaques nas programações.

> Pedro Tofani , diretor criativo e sócio cantor Jão, fala sobre a direção artística do shows e como foi o desenvolvimento para o Rock in Rio

Mesmo com as apresentações com tempo mais curto nos festivais, isso não intimidou Jão a investir em uma estrutura digna de show internacional para suas apresentações. No Lollapalooza, Jão levou um polvo gigante para o palco do Lolla, enquanto que para o Palco Sunset do Rock in Rio, show fez um show eletrizante, com uma grande orquestra e homenagem a um dos seus ídolos, o Cazuza.

 

Nessa era, ele conquistou as rádios e o país com o hit ‘Idiota’, que recebeu o disco de platina em Portugal durante a sua ida ao país para uma série de apresentações. Atém disso, Jão venceu a categoria ‘Álbum do Ano’ no MTV MIAW 2022 e ainda concorreu a seis categorias no Prêmio Multishow 2022. Por fim, o artista também recebeu as suas primeiras indicações ao Grammy Latino e está disputando o troféu em duas categorias: “Melhor Canção em Língua Portuguesa” com “Idiota” e “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” com “PIRATA”.

> Em entrevista para o POPline.Biz Renan Augusto, empresário do cantor Jão e sócio da UFO Sounds, fala sobre a construção do show no Rock in Rio e a turnê do cantor

O case de sucesso da Turnê PIRATA representa a soma de inúmeros elementos que acompanham a carreira do Jão, sobretudo: entendimento pleno e a conexão do público alvo; o protagonismo do “palco” como local de potência para a verdade artística do Jão e a articulação estratégica e criativa da equipe para explorar o conceito de “Pirata”, de forma adaptável para festivais e sempre única aos fãs. Dessa forma, Jão usa 2022 como trampolim para a solidez da sua trajetória na música brasileira.