FogoFera, duo composto por Tiê e Adriano Cintra, oferece, por meio da plataforma TuneTraders, está disponibilizando 90% dos royalties digitais da obra para que seus apoiadores façam parte da história do álbum “Eu Te Amo” e recebam o rendimento com eles nos próximos três anos. O anúncio foi feito em primeira mão ao POPline Biz é Mundo da Música.
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A campanha da TuneTraders está no ar e os fãs podem adquirir cotas de 50 reais até o dia 26 de agosto. Ao todo, 9 faixas serão lançadas em cinco semanas. O disco “Eu Te Amo” completo estará disponível no dia 26 de setembro, acesse aqui.
A plataforma TuneTraders disponibiliza cotas de tokens fundíveis de 90% dos streamings das faixas da obra da dupla. Atualmente, Tiê e Adriano Cintra totalizam mais de 600 mil plays mensais em suas criações.
No álbum “Eu Te Amo”, o duo FogoFera dividem a autoria e interpretação de todas as faixas de um álbum. Com uma parceria de longa data, Adriano já co-produziu dois álbuns de Tiê, “Esmeraldas” (2014) e ”Gaya” (2017). Para Cintra, a cantora é uma das vozes mais adequadas para um disco de amor, como o que inaugura a trajetória da dupla.
“Acho a voz da Tiê muito doce, ela tem uma inocência, uma verdade muito confessional”, conta Adriano Cintra.
Segundo Tiê, a parceria com Adriano em FogoFera é como uma transição suave que inaugura um outro momento autoral, com mais leveza e frescor. Embora existencial e profundo, ”Eu Te Amo” deixa a dupla mais livre para experimentar. Adriano também sente essa liberdade na escolha do modelo de lançamento.
”Socializar os direitos e aproximar o artista do fã, também faz com que o fã passe a ser um embaixador da música, com interesse em sua difusão”, reflete.
O fundador da TuneTraders, Carlos Gayotto, explica que a plataforma é diferente de crowdfunding.
“É ser coprodutor da obra do seu artista favorito, ao antecipar cotas dos royalties e receber junto por cada play nas plataformas de streaming. A TuneTraders propõe uma revolução no mercado fonográfico com modelo inédito de antecipação, validação e redistribuição de royalties via blockchain“, diz Carlos Gayotto.
O álbum ‘FogoFera’ no TuneTraders
O nome da nova banda de Tiê e Adriano Cintra foi inspirado no título de uma música do artista portugues punk Rodrigo Vaiapraia, que Adriano produziu em 2019.
O álbum traz uma unidade estética na produção que conta com três elementos bem definidos: uma bateria eletrônica Oberheim — clássica da banda New Order —, um baixo Yamaha DX7 e timbres de um sintetizador Profeth.
“Fiz um exercício criativo intuitivo como se eu tivesse só estes instrumentos para fazer todas as músicas“, explica Adriano. “Sou da geração laptop music. Faço tudo no laptop. Gravei no meu computador, com simplicidade. A diferença é que agora tenho uma placa mais moderna. Não preciso de muitos elementos para fazer música“, completa.
TuneTraders
A TuneTraders possibilita o financiamento de obras musicais através da venda das participações nos projetos cadastrados na plataforma. A partir das compras de cotas estabelecidas de uma obra, o artista recebe o dinheiro para gravar, produzir e promover o seu projeto. Após o lançamento, o coprodutor divide os royalties junto com o artista a cada “play”.
Portanto, quanto mais a faixa for executada nas plataformas digitais de música, mais o artista — e o fã coprodutor — aumentam as suas receitas, de acordo com a quantidade de cotas adquiridas.
O modelo inédito de investimento em música que a TuneTraders, empresa pioneira do setor no Brasil, propõe a partir do controle e da redistribuição das receitas de fonogramas para o metaverso — no caso, as já famosas plataformas musicais — e fora dele — as execuções em outras mídias e locais públicos. A ideia é gerar uma nova modalidade de lucro para os cantores e compositores brasileiros, aproximando o público (que vira investidor direto de suas produções musicais) através do sistema de royalties-on-chain pagos pelas plataformas digitais e também pelas entidades que recebem pelas execuções públicas das músicas.
SERVIÇO
FogoFera (Tiê e Adriano Cintra) “Eu Te Amo”
Valor de cota: R$ 50,00
Valor de captação: R$ 25.000,00
Receita de Streaming: 90% da receita digital durante 3 anos
Duração da Campanha: até 26/08