Uma cena de racismo do reality “Túnel do Amor“, do Multishow, revoltou os espectadores. No episódio da última quinta-feira (11), o programa mostrou o momento em que Vini opinou sobre o envolvimento de um amigo – branco – com Vick, que é uma mulher preta. “Beijou até preta”, disse ele. Com isso, Ana Clara, apresentadora, precisou intervir e conversar com os participantes sobre a necessidade de uma “revisão de atitude” após o ocorrido.
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- Ana Clara recebe cantada na 2ª temporada de Túnel do Amor
- Haja boca! 2ª temporada do Túnel do Amor estreia com pegação e edredom
- Ana Clara muda visual para apresentar o reality Túnel do Amor
Na ocasião, Vini, que também é um homem negro, estava conversando com outros participantes quando deu sua ‘opinião’ sobre o envolvimento do amigo, Bruno, com Vick.
“Quando falaram que ele beijou a Vick… não é o perfil dele, preta. Cara***, beijou até preta. O moleque está realmente envolvido, se entregou real. Acho que todo mundo se conectou desde o começo”, afirmou ele.
Pâmella, amiga da Vick, que também é uma mulher negra, ficou muito ofendida e abalada com a fala do colega de reality. “Me seguro. Só que agora, segurar não adianta mais. Não é responsabilidade minha ficar ‘você disse isso, isso e isso’ e isso fere as pessoas. Tentei ignorar alguns sentimentos de raiva e ranço”, desabafou.
Após o episódio, Ana Clara conversou com os participantes para alertá-los sobre a problemática daquela situação que “mexeu em feridas muito individuais”: “Não tem como não falarmos disso hoje. Tenho certeza que vocês estão vivendo experiências únicas e tem questões que não podemos ignorar na vida, nem aqui dentro desse experimento, nem em lugar nenhum“.
Na sequência, ela levantou um questionamento sobre o racismo estrutural disfarçado de ‘gosto’. “Quando falamos de respeito, parece muito óbvio, que tem que existir. Mas especialmente em um elenco tão diverso quanto o que temos aqui, esse discurso não pode ser vazio. Esse papo de ‘meu gosto é assim’ faz muita gente pensar como é que são criados os tipos“, iniciou.
“Será que a gente nasce e olha para um tipo de pessoa com uma cor de pele, tipo de cabelo e corpo, e fala ‘meu tipo’? Ou será que vamos construindo isso ao longo da vida, com aquilo que vemos na TV, papéis de destaque em revistas, redes sociais?”, questionou.
LEIA MAIS:
- Participante de Túnel do Amor é expulso após caso de assédio
- Túnel do Amor: nova participante desaponta homens ao beijar uma mulher
- Túnel do Amor estreia com muita pegação e sexo entre participantes
“A situação que vocês viveram aqui devem fazer a gente pensar se, realmente, temos um gosto e preferência ou se somos cheios de preconceito, racismo e gordofobia que nos impedem de ver beleza, de se apaixonar e amar mais tipos diferentes de pessoas”, assegurou Ana Clara.
Por fim, a apresentadora disse que a produção está “atenta à complexidade do assunto” e deixou nítida a necessidade de rever certas falas e comportamentos: “Essa revisão de atitude precisa ser feita por todo mundo, porque muito provavelmente a forma como fazemos as escolhas aqui dentro do programa reflete em como fazemos lá fora, na vida”.
Confira abaixo a fala de Vini e o discurso de Ana Clara na íntegra.
A gente sempre mostra as tretas, festas e matches. Hoje no #TúnelDoAmor o papo é sério. Assista! pic.twitter.com/soKBeOPYPH
— Multishow (@multishow) May 12, 2023